Reunião realizada em Linhares define mudanças no Comitê da Bacia Hidrográfica São José

O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) São José realizou em Linhares uma reunião de Comissão de Plenária na Praia do Minotauro na última terça-feira (9). A partir do encontro, o nome do CBH São José passou a ser chamado de Comitê das Bacias Hidrográficas, Pontões e Lagoas do Rio Doce. A área de atuação dos envolvidos no grupo também foi alterada.

Na reunião ficou definido que as bacias hidrográficas do Rio Bananal, do município de Rio Bananal, o Rio Liberdade, de Marilândia, o Rio Mutum, de Baixo Guandu e o rio São João Pequeno, de Colatina, serão integradas ao comitê. Atualmente, ele é composto por 11 municípios.

Segundo o presidente da CBH São José, Celeste Martins Stoco, as mudanças e a inclusão dos municípios irão aumentar a área de atuação do comitê e abranger os municípios que não tinham representatividade. Ainda de acordo com o presidente, as mudanças serão efetivadas a partir de decreto assinado pelo Governo do Estado.

"O comitê é formado por três segmentos: sociedade civil organizada, usuários e poder público. Eles são os responsáveis por deliberar e fiscalizar as ações que serão realizadas e que vão impactar diretamente nas bacias. Os segmentos também servem para mediar conflitos. Por isso as mudanças definidas neste encontro são tão importantes."

Cadastro

Além da mudança do nome e inclusão dos municípios, também ficou definido que o comitê, em parceria com Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), irá promover treinamentos para técnicos agrícolas e engenheiros agrônomo das prefeituras; sindicatos rurais; sindicatos dos trabalhadores rurais; Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica, e Extensão Rural (Incaper); e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), para que eles possam fazer o cadastramento dos usuários das bacias no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).