Guias turísticos de todo Estado conhecem as belezas naturais e culturais de Linhares

Lagoas, reservas florestais, praias, regiões de agroturismo fizeram parte do roteiro de 60 guias turísticos de todo o Espírito Santo que estiveram em Linhares entre os dias 19 e 21, conhecendo os principais pontos turísticos do município. A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promoveu o Famtour, uma viagem de familiarização turística, com estes profissionais no intuito de promover a comercialização do destino linharense. É o projeto Descubra Linhares que tem a parceria do Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Espírito Santo – SINDEGTURES. 

O grupo conheceu os atrativos turísticos do município, entre eles o agroturismo, e realizaram visitas técnicas de reconhecimento dos meios de hospedagens, restaurantes e equipamentos turísticos, além de conhecerem mais sobre a história e a geografia linharenses. No roteiro estavam visitas às lagoas, à Ilha do Imperador, às reservas florestais, praias de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, às regiões de agroturismo, como Córrego Farias e São Rafael, e toda a parte história da cidade, em especial a Rua da Conceição, onde a história de Linhares começou.

 "A ação teve um resultado muito além do esperado. Os guias ficaram surpresos e admirados com a nossa cidade e todo potencial que temos para sermos mais um ótimo destino do turismo do Estado" ressaltou o assessor especial de gestão da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Linhares, Roque Chile. 

O presidente do Sindicato dos Guias Turísticos do Espírito Santo, Jorge Albuquerque, falou sobre a experiência. "Foram três dias fantásticos. Linhares é uma cidade linda com diversos atrativos, muitos pontos positivos para se trabalhar o turismo. Estamos muito contentes com a nossa vinda pra cá. Todos os guias ficaram encantados com tudo que conhecemos por aqui e certamente vamos poder auxiliar em projetos turísticos para o município".

O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, já planeja novas iniciativas de incentivo ao turismo. "O Descubra Linhares é só o começo para que os guias de todo o estado vejam como nossa cidade tem diversos atrativos turísticos, belezas naturais, agroturismo, culinária e cultura. Já estamos estudando novas ações que serão realizadas em breve", destacou. 

"Linhares tem um potencial enorme e é hoje uma cidade renovada, que vive uma nova fase de investimentos. Não teria momento melhor para trazer estes operadores de turismo para nossa cidade e, assim, apresentar a eles essa nova Linhares, cheia de atrativos. Certamente estes guias sairam desta visita com um novo olhar sobre nosso município e assim vamos cada vez mais desenvolver o turismo local", frisou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O projeto Descubra Linhares conta ainda com o apoio do Conselho Municipal de Turismo e da SERLIHGES – Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.