Balanço dos 90 dias do decreto 900 é divulgado pela prefeitura

A Secretaria de Cidadania e Segurança Pública de Linhares, divulgou na manhã desta segunda-feira (30) o balanço dos dados estatísticos dos 90 dias do Decreto 900, que estabeleceu o fechamento de bares e estabelecimentos similares e o fim com comércio de bebidas alcoólicas entre meia-noite e cinco horas da madrugada. O resultado final mostrou uma queda em todas as ocorrências consideradas graves, principalmente nas ocorrências referentes a violência doméstica e acidentes de trânsito.

Segundo os dados da Polícia Militar, houve queda nas ocorrências de furto, roubo e homicídio durante os 90 dias do decreto em relação aos 90 dias antes da assinatura da medida. Os furtos caíram de 26 para 12, os roubos de 13 para 4, e os homicídios caíram de 4 para 1.

Já os dados do Corpo de Bombeiros de Linhares mostram que os traumas provocados por motos caíram de 21 para 12, uma queda de 43%. Os atropelamentos reduziram de 3 para zero, mesmos números registrados para os casos de traumas por  espancamentos. O total geral de atendimentos pré-hospitalares também caiu, de 53 para 48. Os números levam em conta o período do decreto, de maio a agosto deste ano com o mesmo período do ano passado.

Mas os números mais impressionantes foram passados pelo Conselho Tutelar de Linhares. Durante os 90 dias do decreto, nenhum caso de violência familiar foi registrado de meia-noite às 5 horas. Espancamentos, maus tratos, conflitos e denúncias de pais alcoolizados tiveram queda de 100%. Contudo, na primeira semana após o fim do decreto, o Conselho Tutelar registrou um caso de espancamento de menor, uma ocorrência de maus tratos, quatro casos de conflitos familiares e quatro denúncias no plantão da madrugada.

Com o fim do decreto, o próximo passo da prefeitura será monitorar os índices de violência pelos próximos 90 dias e em seguida compilar um relatório oficial comparando os dados dos três meses antes do decreto, os três de vigência do decreto e os três meses seguintes ao fim da proibição. Com base nesses números, o município fará reuniões com lideranças comunitárias, representantes de órgãos ligados à Justiça, Segurança Pública, OAB, segmentos religiosos, comerciantes, além da Câmara de Vereadores de Linhares e a população em geral. Dessas reuniões sairão metas que deverão ser aplicadas a partir do próximo ano na cidade.

Balanço final dos 90 dias

Furto
90 dias antes do decreto: 26
90 durante o decreto: 12

Roubo
90 dias antes do decreto: 13
90 durante o decreto: 4

Homicídio
90 dias antes do decreto: 4
90 durante o decreto: 1

Acidente de moto
Maio a agosto de 2012: 21
Maio a agosto de 2013: 12

Atropelamento
Maio a agosto de 2012 : 3
Maio a agosto de 2013: 0

Espancamentos
Maio a agosto de 2012: 3
Maio a agosto de 2013: 0

Trauma por arma branca
Maio a agosto de 2012: 5
Maio a agosto de 2013: 4

Violência doméstica contra menores (espancamentos, maus tratos, conflitos causados pelo álcool e denúncias no plantão da madrugada).
Maio a agosto de 2013: Nenhuma ocorrência registrada.