Programa de Tabagismo realiza tratamento gratuito com quem deseja parar de fumar

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar em Linhares. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17 horas. O Naps fica localizado na Avenida João Felipe Calmon, 1115, Centro.

A coordenadora do Programa, Chaiane Rigotti, disse que o primeiro passo é ter o desejo de parar de fumar. "A pessoa pode procurar o programa de forma espontânea, sem precisar de encaminhamento. Vamos orientá-la sobre as atividades e tratamento", frisa.

Chaiane explicou ainda que quando o paciente é inserido no programa ele recebe atendimento individual com médico, psicólogo, enfermeiro e assistente social. O atendimento conta ainda com reuniões de grupo, visita domiciliar e acompanhamento da evolução do tratamento.

Entre os objetivos do Programa de Controle do Tabagismo estão: alertar a população sobre os malefícios do uso do cigarro; prevenir a iniciação do consumo do tabaco e seus derivados; estimular o abandono do fumo e reduzir a mortalidade causada pelo tabagismo e outros fatores de risco. O programa atende em média 140 pacientes por mês e realiza ainda atividades sócio-educativas como palestras e oficinas nas escolas e empresas.

Saiba onde procurar ajuda:
Horário de atendimento: 7h às 17 horas, de segunda a sexta
Endereço: o Naps está localizado na avenida João Felipe Calmon, 1115, Centro.