Comunidade de São Rafael vai receber telefonia móvel e internet

Os moradores do distrito de São Rafael, em Linhares, vão receber serviços de telefonia móvel e internet 3G. O Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), publicou nesta segunda-feira (23), um novo edital para contratar empresa especializada na instalação dos serviços. O documento prevê que outras 70 comunidades sejam beneficiadas.

A ação faz parte do programa ‘Comunicação no Campo’, realizado pela Seag, para levar às comunidades rurais os mesmos serviços de qualidade que existem nos grandes centros urbanos. O prefeito Nozinho Correa e o secretário municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, José Roberto Macedo Fontes, e demais autoridades de Linhares, participaram do evento realizado no Pavilhão de Carapina, na Serra.

Um grupo formado por moradores de São Rafael também participou da solenidade de lançamento do edital. Um dos agricultores do distrito, Alceu Marotto, 48 anos, disse que o programa vai servir para integrar a comunidade de São Rafael com o mundo. "Todo mundo quer usar um celular para ligar para os parentes, amigos ou contratar algum serviço. Esse programa vai deixar a gente ligado com o mundo. Agradeço ao prefeito Nozinho Correa por nos ajudar a fazer parte dessa história", comemorou.

Com os serviços em operação, a população rural passa a ter uma comunicação mais ágil e eficiente, com acesso facilitado aos serviços de saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia e às informações referentes ao mercado agrícola, maior potencial para geração de renda do agronegócio capixaba, com a possibilidade de atingir novos mercados e a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios, principalmente relacionados ao agroturismo e às agroindústrias.

A meta da Seag, gradativamente, é implantar telefonia móvel e transmissão de dados nos principais distritos do Espírito Santo, ampliando a oferta dos serviços à população rural capixaba que, atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 583.480 habitantes.