Centro de Controle de Zoonoses de Linhares dá dicas de como tratar bem o animal de estimação

Quem tem animal de estimação sabe bem o trabalho que é para mantê-lo saudável e feliz. Porém, a cumplicidade e o amor que existem entre o animal e o dono são tão grandes que tornam as tarefas diárias mais prazerosas. Pensando no bem estar dos animais domésticos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) dá dicas de como tratar bem o animal de estimação.

De acordo com informações do CCZ, um animal vive em média 15 anos e assim como os humanos, sentem fome, frio, calor e até dor. A orientação é fornecer água fresca e alimentos todos os dias, atenção e carinho. Os banhos e a tosa devem acontecer regulamente para garantir a saúde do animal. A vacinação é importante, assim como, quando possível, o agendamento de consultas com veterinário.

O CCZ informa que animais como cães e gatos devem passear diariamente. Durante o passeio, é ideal que o dono leve uma sacola plástica para recolher os dejetos do seu bicho de estimação. Doenças como bicho geográfico, sarna, raiva, bicho de pé, leptospirose e toxoplasmose são algumas das doenças que os animais que não recebem os cuidados necessários podem transmitir para as pessoas.

Já os animais que são mal tratados podem ter parvovirose, hepatite infecciosa canina, vírus da imunodeficiência felina, verminoses, sarnas, doença do carrapato, dentre outras. O Centro de Controle de Zoonoses também alerta que maltratar os animais é crime. O autor pode ser penalizado com detenção de três meses a um ano, além do pagar multa.

Saiba mais:

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) trabalha para coordenar e executar as atividades de controle de doenças transmitidas por animais e focos vetores. O CCZ de Linhares fica na Rua Álvaro Durão, 955, Três Barras e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O centro também oferece o serviço de recolhimento de animais de rua, animais atropelados, agressivos, cadelas em estágio final de gestação, ninhadas abandonadas, animais portadores de doenças e em estado grave. Os animais que têm uma convivência pacífica com a comunidade não são recolhidos. Mais informações, ligue 3371-4098.