Centro de Zoonoses de Linhares pretende vacinar 25 mil animais contra a raiva

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, pretenede vacinar 25 mil animais, sendo 22 mil cães e 3 mil gatos. Os números representam 80% da população de animais. A vacinação, que é anual, deve ser aplicada em cães e gatos a partir de quatro meses de idade. As aplicações são realizadas das 07h às 16h30, de segunda a sexta, na sede do Centro de Zoonoses, no bairro Três Barras.

Segundo a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Lorraine Signorelli, a vacinação antirrábica é um método de prevenção mais utilizado contra a raiva. "A vacina protege os animais, mas também as pessoas que possuem contato com eles. Não é indicada a vacinação de animais doentes, mesmo quando em tratamento, assim como de fêmeas gestantes e lactantes", explicou.

Nesta semana uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses começou a vacinação dos cães e gatos nas localidades da zona rural de difícil acesso. O "Dia D" da campanha de vacinação antirrábica será realizado no dia 14 de setembro, com diversos postos de vacinação no município.

A doença
A raiva é uma zoonose infecciosa, doença transmissível entre humanos e animais, transmitida através da inoculação do vírus presente na saliva do animal infectado, em geral por mordeduras, e mais raramente por arranhaduras ou lambeduras. É praticamente 100% letal, sendo raros os casos de cura.

Pode causar: reflexos neurológicos aumentados, paralisia muscular, hipersensibilidade aos estímulos sensoriais, tremores musculares e dificuldade de coordenação motora, seja voluntária ou involuntária.  Nos animais os sinais são semelhantes, entre eles: inquietude, coceira no local da inoculação do vírus, tendência a atacar objetos, pessoas e animais. Alterações da tonalidade do latido (latido bitonal) e dificuldade para engolir.