Prefeitura de Linhares garante o ingresso de 300 estudantes no ensino superior

A Prefeitura de Linhares vai garantir o acesso de 300 estudantes ao ensino superior já em 2010. O programa criado pelo prefeito Guerino Zanon concede gratuitamente bolsa de estudo integral em instituições privadas. A proposta foi discutida com os estudantes do ensino médio, que aprovaram a iniciativa.

A concessão de bolsas integrais está alinhada ao Programa Social de Incentivo e Acesso ao Ensino Superior, aprovado por unanimidade na Câmara de Veradores. As vagas serão adquiridas em cursos de graduação da rede particular de ensino superior, mediante adesão da instituição interessada.

As inscrições para os estudantes interessados no Programa começam na próxima terça-feira, dia 12, e se estendem até o dia 18 de janeiro, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme), no bairro Shell. Também no dia 12 será divulgado o número de vagas por curso.

As instituições de ensino credenciadas para oferecer as bolsas de estudo terão entre os dias 22 e 24 de janeiro para realizar o processo seletivo. O resultado será divulgado no dia 3 de fevereiro na sede da Secretaria de Educação, e no site da Prefeitura no endereço www.linhares.es.gov.br.

Como concorrer a uma vaga

Para se candidatar a uma das 300 vagas de graduação, o aluno deverá obedecer a critérios como: Ter cursado todo o ensino médio na rede pública local ou na rede privada na condição de bolsista integral; não possuir financiamento estudantil e nem ser bolsista de outro programa de bolsas. Além disso, o candidato não pode ter qualquer outra formação de nível superior.

O aluno deve ainda comprovar que não possui condições de arcar com seus estudos. É necessário que a renda per capita (soma da renda bruta mensal individual dos membros da família) seja igual ou inferior a R$ 765,00. Um terço das bolsas disponibilizadas no Programa serão destinadas, preferencialmente, aos estudantes com renda per capita igual ou inferior a R$ 382,50.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar original e cópia simples dos seguintes documentos:
a) Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio;

b) comprovante de residência no território do município de Linhares (conta de telefone, água ou energia, correspondência bancária ou de operadoras de cartão de crédito);
c) declaração de veracidade das informações prestadas;
d) formulário de inscrição fornecido pela SEME integralmente preenchido

e) comprovante de renda familiar per capita. (Os detalhes para a comprovação de renda estão disponíveis no edital).

As instituições de ensino superior interessadas em aderir ao Programa Social de Incentivo e Acesso ao Ensino Superior, deverão possuir Portaria de Credenciamento e curso(s) autorizados(s) pelo Ministério da Educação – MEC. Informações sobre adesão ao Programa estão disponíveis no site www.linhares.es.gov.br

Bolsas promovem a especialização de mão de obra

O prefeito de Linhares, Guerino Luiz Zanon, destaca a importância dos investimentos em educação. ?Nenhuma outra tarefa é mais importante do que a educação, pois ela oferece oportunidades que podem mudar pra sempre a vida de um ser humano. Nosso programa de concessão de bolsas de estudos promove a especialização de mão de obra e aproveitamento humano capacitado pelos empreendedores que investem no município?.

O Programa será um novo impulso para os alunos das escolas públicas. Antes, para ter acesso ao ensino superior, os alunos da rede pública concorriam com estudantes de outros municípios e de escolas particulares. Agora, com o Programa Social de Incentivo e Acesso ao Ensino Superior, isso não ocorrerá mais. O programa é destinado exclusivamente aos alunos de baixa renda residentes em Linhares.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Ana Paraíso, lembra que a garantia de ingresso do aluno da rede pública de ensino ao ensino superior é mais uma etapa cumprida do Plano de Governo traçado pelo prefeito Guerino Zanon.

O Programa está elencado entre os investimentos realizados pela Prefeitura em todas as suas frentes: Da educação infantil ao ensino fundamental; a valorização profissional dos trabalhadores da educação, com políticas salariais e de qualificação; a construção de novas unidades de ensino e a melhoria na infraestrutura dos espaços educativos.

?Tudo isso tem melhorado a qualidade da educação ofertada no município e impactado nos índices de avaliação. Ficamos felizes em poder realizar o sonho da grande maioria de nossos estudantes: fazer um curso de graduação e estar preparado para enfrentar os desafios e o concorrido mercado de trabalho que nos dias atuais exige um curso superior?, disse a secretária de educação.

EDITAL 005/2009 – PROCESSO DE INSCRIÇÃO DO ESTUDANTE

EDITAL 004/2009 – PROCESSO DE ADESÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARTICULARES