Rede Cegonha: grávidas visitam maternidade antes do parto em Linhares

As gestantes atendidas pelo programa Rede Cegonha, do Núcleo de Referência da Saúde da Mulher – Casa Rosa -, da Secretaria Municipal de Linhares, estão visitando a maternidade onde são realizados os partos em Linhares. A iniciativa, que é realizada em parceria com o Hospital Rio Doce, faz parte da proposta do programa de humanização do parto.

Durante as visitas, que acontecem toda quinta-feira, as gestantes conhecem o ambiente hospitalar que irão percorrer no dia do parto, como sala de pré-parto, enfermaria, sala de parto, berçário e alojamento conjunto. A visita é guiada por um enfermeiro e assistente social.

A coordenadora Municipal da Rede Cegonha, Silvana Pirchiner, destacou a importância da visita. "Quando a gestante conhece o ambiente onde será realizado o parto, ela fica mais tranquila e pode ainda tirar todas as dúvidas, o que torna o parto mais humanizado", ressaltou.  O agendamento da visita é feito a partir dos seis meses de gestação pelo enfermeiro da própria unidade de saúde em que a mulher está fazendo o pré-natal.


Rede Cegonha
Lançada em março de 2011 pelo Governo Federal, a Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. A Rede tem atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher.