Central de regulação agenda mais de 3 mil exames e consultas

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação de Consultas, Exames e Procedimentos, agenda por mês mais de 2.600 exames. Ainda são realizadas mais de 300 consultas mensalmente com especialista em Vitória, além de cirurgias. A Central de Regulação foi implantada no município no mês passado. 

Segundo a diretora da Central de Regulação, Lísia Mara Faria, por mês, a Central autoriza em média 2.000 exames de média complexidade como raio X, ultrassonografias, exames obstétricos, mamografia. Também foram autorizados 600 exames de alta complexidade como tomografia computadorizada; ressonância magnética; cintilografia óssea e do miocárdio; arteriografia; litotripsia; denssintometria óssea; polissonografia; eleutroneuromiografia; entre tantos outros.
 
Os exames são realizados em Linhares, Colatina e Vitória. Somente em Linhares, foram comprados pela Prefeitura, mais de 35 mil exames de média e alta complexidade. A central de regulação também libera por mês mais de 300 consultas com especialistas e 30 cirurgias eletivas, em Vitória. As cirurgias mais frequentes são as ortopédicas; oftalmológicas; neurológicas; no pescoço; hérnia; e adenoide.

Também é realizado pela Central o cadastramento para realização de cirurgia bariátrica. Em média, por mês, 20 pessoas são encaminhadas para Vitória a fim de realizarem a triagem necessária para realização da cirurgia. Ainda é viabilizado pela Regulação o fornecimento de aparelhos auditivos em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV).

"Estamos trabalhando muito para atender a demanda do município. Já tivemos uma grande conquista com a criação da Central de Regulação onde a solicitação para exames e consultas é feita pela própria Unidade de Saúde e queremos cada vez mais atender com qualidade os moradores de Linhares", ressaltou Lisia.  

Ônibus
Diariamente saem de Linhares dois ônibus com 20 passageiros cada com destino a Vitória. Os ônibus contam com um profissional que acompanha os pacientes. Para Colatina são encaminhados de 12 a 20 pacientes por semana. Todos recebem um lanche contendo sanduíche, biscoito, suco e fruta.