Saúde: equipe da dengue reforça combate ao mosquito transmissor

A Superintendência Especial de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, está atuando de forma efetiva no combate à dengue em Linhares. A equipe da Superintendência percorre os bairros do município durante a semana realizando ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.  Até o dia 22 de junho (25ª semana epidemiológica) foram notificados em Linhares 1014 casos da doença, sendo que 203 confirmam a contaminação. 

A equipe da dengue realiza visitas nos bairros para detecção, remoção e eliminação dos focos do mosquito e orientação aos moradores; aplicação de inseticida para bloquear os casos; inspeção de pontos estratégicos como borracharias, floriculturas, ferro velho, para detecção, tratamento e eliminação de focos do Aedes Aegypti.

O combate à dengue também é intensificado com o carro fumacê que está semana percorre os bairros Araçá, Shell, Centro e Canivete. A cada semana uma nova escala é feita. Estão sendo priorizados os bairros que tiveram aumento no número de casos confirmados após a primeira etapa de atividades com o carro fumacê.

Além disso, a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social, da Vigilância em Saúde, realiza palestras nas escolas de Linhares com o tema "Como evitar a proliferação do mosquito da dengue".

A superintendente da Vigilância em Saúde, Ana Maria Teixeira, pede a colaboração da comunidade. "Estamos intensificando o combate à dengue em Linhares e realizando ações de conscientização, mas para termos sucesso contra dengue precisamos que cada morador comece o combate ao mosquito em sua residência e seja também um fiscalizador em seu bairro", frisou.

A equipe da Vigilância também atende as solicitações de palestras sobre temas que envolvam a Vigilância em Saúde e participa de mobilizações contra a dengue feitas pela comunidade. Qualquer instituição pode solicitar as palestras e a participação da equipe, desde que previamente agendadas. O telefone para contato é 3372-1806.

Confira os casos confirmados de dengue por bairro:
Araçá = 04
Aviso = 07
Bebedouro = 09
Boa vista = 01
Chapadão do XV= 01
Canivete = 36
Centro = 24
Conceição = 13
Juparanã = 04
Farias = 01
Interlagos= 30
Jardim laguna = 08
José Rodrigues Maciel = 01
Lagoa do Meio = 03
Linhares V = 02
Nova Esperança = 02
Novo Horizonte= 19
Palmital= 03
Planalto = 02
Pontal do Ipiranga = 03
Santa Cruz = 05
São José = 03
Shell = 15
Três barras = 06
Vila Isabel = 01