Alunos de escola municipal de Linhares plantam árvores no Pontal do Ipiranga

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Martins, do Pontal do Ipiranga, plantaram 57 mudas de árvores frutíferas e nativas em uma área da Prefeitura de Linhares localizada no balneário. Os plantios foram feitos na manhã desta quarta-feira (26). O secretário municipal de Meio Ambiente, Walter Maia, participou da ação ambiental.

O secretário explicou que parte da vegetação de restinga do terreno foi destruída por uma empresa privada que realiza atividades no Pontal. À época, a empresa foi notificada e assumiu o compromisso de recuperar a área. Para auxiliar no processo de plantio e conscientização, 57 alunos do programa Mais Educação (que estudam por tempo integral) foram convidados a plantar mudas de ipê, araçá, jambo e caju.

"É muito importante que as crianças cresçam com o pensamento de preservar o meio ambiente. Por isso, a ação de hoje tem de ser valorizada. Muitas desses alunos vão acompanhar de perto a evolução das plantinhas que começaram a cuidar a partir de hoje", disse o secretário.

O estudante Pedro Henrique Fernandes Silva, 10 anos, estuda o 4º ano do ensino fundamental e também participou da ação junto a outros colegas. O garoto gostou de plantar uma muda pela primeira vez na vida dele. "Eu esqueci o nome da espécie que eu plantei, mas a placa tem o meu nome (risos). Por isso, vou poder molhá-la todos os dias. Não vou deixá-la morrer", garantiu.

O coordenador do "Mais Educação", Victor Roque Pancieri, disse que, ao todo, 150 crianças e adolescentes participam do programa que envolve estudantes que moram no Pontal do Ipiranga, Barra Seca e Degredo. Durante três vezes por semana, eles têm aulas de atividades esportivas, artesanato e campos do conhecimento.