Notícias

Decreto que proíbe venda de bebidas alcoólicas após a meia-noite reduz criminalidade em Linhares

Assinado na noite do dia 9 de maio pelo prefeito Nozinho Correa, o decreto que determina o fechamento de bares e proíbe a venda de bebidas alcoólicas após a meia noite pelo período de 90 dias resultou em uma redução geral nos índices de violência. No período entre a meia-noite e cinco horas, o número de ocorrências registradas pela Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar caiu mais da metade. Em casos como atropelamentos, espancamentos e maus tratos contra crianças e trauma por arma branca, a redução foi de 100%. Já as tentativas de homicídio caíram de 7 para nenhuma.

O balanço, compilado pela Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, levou em consideração as ocorrências registradas entre os dias 13 de maio a 12 de junho em relação a 13 de abril a 13 de maio, ou seja, no período de um mês anterior à assinatura do decreto. Já o Corpo de Bombeiros levou em conta os 30 dias após o decreto em relação ao mesmo período do ano passado. Para o prefeito Nozinho Correa, o decreto mostrou o resultado que a população tanto esperava.

"Os números mostram que a decisão tomada está correta. Sabíamos que em curto prazo os índices seriam favoráveis. Estamos trabalhando medidas sociais, como geração de emprego e renda, além de educação e lazer, que a longo prazo irão consolidar a tranquilidade desejada por todos. Temos que, juntos com a sociedade, buscar mecanismos para cada vez mais diminuirmos a violência em nosso município. Juntos construímos a paz", garantiu o prefeito.

Para o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, o trabalho das polícias foi fundamental para a redução da violência. "Temos que elogiar o trabalho de todos, principalmente da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que conseguiram reduzir os índices de violência nos primeiros 30 dias do decreto. Tenho certeza que, ao final dos 90 dias, teremos alcançados os números desejados", garantiu Washington.

O decreto foi assinado na noite de 9 de maio após uma reunião com o delegado-chefe do DPJ de Linhares, Fabrício Lucindo, o comandante do 12° Batalhão da PM, tenente coronel Evandro Teodoro de Oliveira, o juiz da vara de Infância e Juventude de Linhares, Carlos Madeira Abade, o presidente da Câmara, Miltinho Colega, o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, além de demais secretários.

Além do fechamento de bares e a proibição de bebidas alcoólicas entre meia-noite e as 5 horas, o decreto também prevê uma série de medidas como o fechamento de bares sem alvarás, reforço nas blitze, entre outras ações.

Números da redução: Ocorrências registradas entre meia-noite e 6 horas

POLÍCIAS CIVIL E MILITAR*
Homicídios e tentativas de homicídios: 16%
Crimes contra a mulher: 11%
Tráfico de drogas / porte ilegal de armas / outros: 22%
Crimes de menor potencial ofensivo envolvendo consumo de bebidas alcoólicas: 22%

CORPO DE BOMBEIROS**
Acidentes com Motors: 70%
Acidentes com automóveis: 25%
Trauma por arma de fogo: 67%
Trauma por arma branca: 100%
Atendimento pré-hospitalar: 60%
Atropelamento: 100%

CONSELHO TUTELAR
Espancamento (pais alcoolizados): 100%
Maus tratos (pais alcoolizados): 100%
Conflitos familiares envolvendo álcool: 300%
Ligações nos plantões após a meia-noite (denúncia de pais alcoolizados): 300%

*   Período de 13/04 a 13/05 em relação a 13/05 a 13/06
**  Período de 13/05 a 13/06 de 2013 em relação ao mesmo período de 2012
***  Período de 13/04 a 13/05 em relação a 13/05 a 13/06