Ação contra a violência ao idoso mobiliza mais de 200 pessoas em Linhares

A mobilização de conscientização da violência contra o idoso promovida pela Secretaria de Assistência Social de Linhares em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e o Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps) – da Secretaria Municipal de Saúde-, mobilizou mais de 200 pessoas na manhã deste sábado (15) em Linhares.

O evento, realizado na Praça Nestor Gomes, no Centro, teve como objetivo lembrar o dia 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.  O prefeito de Linhares, Nozinho Correa, e a vice-prefeita, Eliana Dadalto, participaram da mobilização que teve como objetivo alertar os idosos sobre os seus direitos.

"Estou muito satisfeito e feliz de poder participar de um momento tão importante para as pessoas idosas. É nosso dever alertar a população idosa sobre os seus direitos e ensiná-las a não aceitar a violência dentro de casa, na rua ou em qualquer outro ambiente", destaca Nozinho.

Crianças e moradores de Linhares que não atingiram a melhor idade também foram à praça. Teve aferição de pressão arterial, entrega de panfletos educativos e o Estatuto do Idoso. Ao som de um trio elétrico, os participantes fizeram alongamentos e coreografias coordenadas pelo professor Samuel.

A ação também contou com a participação das representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddipi-ES). A presidente do Ceddipi-ES, Augusta Isabel Scardua, a vice-presidente, Esther Andrade Nogueira e demais membros como Marta Nunes do Nascimento e Maria José Machado.

De acordo com a vice-presidente do Ceddipi-ES, mobilizações como a realizada na praça servem para alertar a população sobre os tipos de violência que são praticados contra a pessoa idosa como agressões verbais, exclusão das decisões familiares e até impedir que o idoso saia de casa.

"Estas ações representam a grande vitória da independência do idoso. Mostram que nossa luta por respeito não foi em vão. Hoje, temos o respaldo da sociedade. Mesmo tendo 76 anos não me considero idosa porque o coração não envelhece. Estou muito feliz por participar desta mobilização e ver que ainda existem pessoas que lutam por uma sociedade melhor", comemora Esther.

15 de junho
A Organização das Nações Unidas (ONU) e o International Network for the Prevention of Elder Abuse (Inpea) – uma rede internacional de combate à violência contra idosos – declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Segundo a ONU, a violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa um importante problema de saúde pública. A maioria dos casos ocorre em contexto familiar e contra mulheres.