Secretaria de Assistência Social promove dia de conscientização contra a violência ao idoso

Para lembrar o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, dia 15, a Secretaria de Assistência Social de Linhares em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e o Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps) – da Secretaria Municipal de Saúde-, promove neste sábado (15) uma mobilização de conscientização da violência contra o idoso.

O evento será realizado a partir das 8h, na Praça Nestor Gomes, no Centro, que fica próximo à agência do Correios. A mobilização terá o apoio e a participação da presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddipi-ES). Durante a ação serão distribuídos folhetos educativos contra a violência à pessoa idosa e haverá aferição de pressão arterial.

O presidente do CMDPI, Paulo Eustáquio Novaes, disse que a mobilização busca conscientizar a população do que ele considera violação de direitos. "A violência contra pessoas idosas está muitas vezes subnotificada e não revela a magnitude do problema", relata.

Já a presidente do Ceddipi-ES, Augusta Isabel Scardua, disse que o objetivo desta data é criar uma conscientização mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, além é claro, de disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. Segundo ela, é preciso romper com esse pacto de silêncio levando conhecimento e conscientização à população.

15 de junho
A Organização das Nações Unidas (ONU) e o International Network for the Prevention of Elder Abuse (Inpea) – uma rede internacional de combate à violência contra idosos – declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Segundo a ONU, a violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa um importante problema de saúde pública. A maioria dos casos ocorre em contexto familiar e contra mulheres.