Etapa intermunicipal do CONAE 2014 é encerrada com eleição de representantes

Mais de 200 pessoas participaram da etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014, que foi concluída no início da noite desta terça-feira (11), na Universidade Aberta do Brasil (UAB). No terceiro e último dia do evento, foram eleitos os delegados que vão participar da Conferência Estadual de Educação e foi redigido um relatório com as propostas aprovadas nas Plenárias de Eixo.

De acordo com a presidente do Fórum Municipal de Educação de Linhares, Sandra Boa Morte, se inscreveram professores, alunos, pedagogos, pais e gestores das instituições de ensino da região. Para ela, o número de participantes representa que as pessoas estão mais interessadas em discutir os rumos da educação. Também participaram da conferência, a secretária de Educação de Linhares, Regina Pedroni, e a secretária de Educação de Rio Bananal, Marinete Pinheiro Regley.

"O que ficou de bom, além do contato com diversos profissionais que discutem educação, foi a participação e o envolvimento dos inscritos. Aqui, discutimos assuntos que servirão de norte para elaboração do Plano Municipal de Educação. O evento foi um sucesso", comemorou a presidente do Fórum Municipal de Linhares. Ela é pedagoga e trabalha com educação há 21 anos.

Participam desta etapa os municípios de Linhares e Rio Bananal. No último dia de encontro, foram eleitos 22 delegados que serão divididos em três categorias: Educação Básica, Educação Profissional e Educação Superior. Os eleitos vão representar os municípios de Linhares e Rio Bananal na Conferência Estadual de Educação – que será realizada neste ano – e levar para os demais participantes o que foi discutido em Linhares.

Outros assuntos abordados foram: o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação; a Educação e Diversidade; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Qualidade da Educação; Gestão Democrática; Financiamento da Educação; e a Valorização dos Profissionais.

Para o subsecretário de Educação de Educação de Linhares, Sérgio Lopes, um dos pontos importantes da conferência foi a discussão da educação atual. "Os debates visam melhorar a qualidade da educação para os próximos anos", comentou o subsecretário.

A etapa intermunicipal precede a II Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014), que será realizada em fevereiro do ano que vem em Brasília. Será um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de estado.