Moradores do BNH recebem academia ao ar livre

A comunidade do Bairro Novo Horizonte (BNH) recebeu na noite desta sexta-feira (7) a academia ao ar livre instalada no Complexo Esportivo da Praça Pedro Titol. O espaço faz parte do projeto Praça Saudável do Governo do Estado. Ao todo, foram instalados 13 aparelhos, sendo que dois são adaptados para portadores de deficiência física.

O prefeito Nozinho Correa inaugurou a praça ao lado do secretário de Esportes do Estado, Vandinho Leite, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Talma Gama Curto e do deputado estadual, Luiz Durão, além de vereadores, secretários, autoridades locais e a população em geral. A Praça Saudável faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Linhares. Após a inauguração, houve apresentação dos grupos de dança Play Dance e Mundo Axé.

Para o prefeito Nozinho Correa, as praças que possibilitam que o morador pratique exercício físico servem como ponto de encontro das famílias e evita que crianças e adolescentes se envolvam com a criminalidade. Ele disse que novos espaços como a Praça Saudável serão construídos ao longo da sua administração.

"Conto com o apoio do secretário de Esportes, Vandinho Leite, para construirmos novos espaços como esse que está sendo entregue hoje. Eu tenho certeza que os moradores estão satisfeitos, e felizes como eu, por receber essa praça tão bonita. A comunidade vai zelar por tudo com muito carinho", disse o prefeito.

Já o secretário de Esportes, Vandinho Leite, destacou que o projeto visa aliar esporte e atividade física para o bem-estar dos moradores. Segundo ele, serão inauguradas 120 Praças Saudáveis em todo o Estado. "Essa academia simula os aparelhos de uma academia tradicional. Além da prática esportiva, estamos promovendo a convivência familiar. Queremos ser ainda mais parceiros de Linhares, que é um município polo, um espelho no que se refere a desenvolvimento", declara.

O secretário de Esportes e Lazer de Linhares se emocionou ao comentar sobre a inauguração da praça, localizada no bairro onde ele viveu a infância. "Sou do BNH. Aqui é onde estão os meus amigos e irmãos. Essa praça será a primeira de muitas que virão. Estou muito feliz por ter a chance de entregar um espaço tão desejado pelos moradores", declara.


Praça vai atender 30 usuários por horário

Moradora do BNH, a secretária Nilzete Rodrigues Moreira, 55 anos, praticava exercícios na academia ao ar livre do bairro Interlagos II, vizinho ao dela. A secretária contou que ela e uma amiga caminhavam por 40 minutos até chegarem ao destino. Agora, após a inauguração da Praça Saudável, as duas vão praticar exercícios a cinco minutos de casa.

"Nossa, essa praça perto da minha casa será uma maravilha! Se antes eu ia a pé ao Interlagos II, agora, com uma academia perto de casa, quero praticar exercícios todos os dias. Vai ser ótimo ter um professor para nos dar atenção. Estou ansiosa para começar a frequentar nosso novo espaço", disse.

O vice-presidente da Associação de Moradores do BNH, Thadeu Sartório, acredita que a Praça Saudável vai se transformar em mais um ponto de lazer para os moradores do bairro e região. "A praça é muito importante porque oferece lazer e muitos outros benefícios à população, como a possibilidade de praticar exercícios com segurança e auxílio de um profissional da área", ressalta.

Os equipamentos são destinados a pessoas com idade a partir de 18 anos. O acompanhamento profissional será de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h30 e das 17h às 21h. A expectativa é atender 30 usuários em cada período. A prioridade de atendimento, pela manhã, será para as pessoas com idade acima de 40 anos.

Os usuários da academia vão passar por uma avaliação física. Se os testes indicarem que o usuário apresenta algum problema de saúde, ele será encaminhado ao médico e poderá participar das atividades somente com atestado expedido por um cardiologista e clínico geral. As atividades devem ser iniciadas a partir da próxima quarta-feira (12).

As inscrições para a utilização dos aparelhos podem ser feitas a partir das 13h da próxima segunda-feira (10) na Associação de Moradores do BNH. É preciso levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.