Festa do Caboclo Bernardo teve música na praça, oficina para fazer casaca e atividades esportivas

Além do encontro das bandas de congo, quem foi à festa de Caboclo Bernardo, em Regência, dançou ao som dos tambores da banda capixaba Casaca, assistiu ao Surf Treino, ao torneio de futebol no campo "Samuel Santos" e participou de uma oficina que ensinou a produzir casaca.

Milhares de pessoas foram à praça Caboclo Bernardo curtir o show da banda Casaca e cantaram músicas como "Anjo Samile" e "Ondas do Barrão" na noite da última sexta-feira (31). A auxiliar administrativo Geralda Fonseca Alves, 41 anos, participou da festa pela primeira vez. Ela mora em Vitória. "Adoro Casaca e como eu já esperava, o show deles foi muito bom. Gostei da festa. Vou voltar mais vezes", garantiu.

No início da manhã do último sábado (1), cerca de 20 surfistas de Regência participaram do torneio de surf realizado na boca da Barra. O Surf Treino é realizado nas edições da festa do Caboclo Bernardo. Pela segunda vez, o vencedor da competição foi o surfista Marcelo Sampaio. "Estou feliz com a vitória. Os meninos da vila gostam muito do surf e querem ter oportunidade de praticar mais", disse.

Já o torneio de futebol reuniu 10 times, sendo que oito eram da categoria masculina e dois da feminina. Na final, o time Bloco na Lata Júnior venceu o time Amigos do Aviso por 1 x 0 e faturou o torneio. Os jogos entre as mulheres foram simbólicos e não houve um time campeão.

Turistas aprendem a fazer casaca
Ainda no sábado, uma oficina de construção de casacas reuniu e encantou turistas de diversos municípios do Estado. A estudante Talita Calegario, de Vitória, participou da festa pela primeira vez. Ela disse que a curiosidade em saber como é feito o instrumento a incentivou a participar da oficina. "Gosto do som da casaca e agora vou levar para casa o instrumento que eu mesma construí", disse, animada.

O artesão Rodrigo Caliman, conhecido como Mestre Orelha, contou que a casaca é um instrumento feito com a madeira Tagibubuia, mais conhecida como Caxeta. "Leva-se em média 5 horas para construir uma casaca, mas com os equipamentos que criei é possível finalizar a obra em 3 horas", ressaltou Rodrigo.

Além de mostrar como é feita a casaca, o artesão explicou como surgiu o instrumento. Segundo ele, trata-se de um reco-reco que tem partes que simulam a cabeça e pescoço que simulam o corpo de uma pessoa. Um dos lados da parte correspondente ao corpo possui talhos transversais  -que lembram as costelas de uma pessoa- sobre os quais se corre uma vareta, extraindo-se desse atrito um som único e intermitente.

"Conforme as lendas locais, os escravos seguravam o pescoço como se estivessem enforcando os senhores que lhe tivessem feito mal. Eles tocavam como se estivessem machucando a costela de seus patrões", explicou Caliman.