Bandas de congo recebem prêmio de R$ 1 mil por participação na festa de Caboclo Bernardo

Quatro bandas de congo e um grupo de teatro de Linhares que se apresentaram na festa do Caboclo Bernardo, em Regência, receberam um prêmio de participação no valor de R$ 1 mil durante o encerramento do 23º Encontro das Bandas de Congo realizado neste domingo (2).

A banda São Benedito, do Guaxe, não foi ao evento, mas também será contemplada. A entrega foi feita pelo secretário municipal de Cultura, João Luiz Teixeira, na Casa de Congo de Regência. O imóvel foi reformado e devolvido à comunidade após o encontro das bandas.

"O dinheiro é fruto de uma parceria com uma empresa de mineração que tem forte ligação com a cultura popular. O prêmio é um incentivo para que as bandas mantenham viva essa manifestação cultural tão bonita que é o congo", disse o secretário.

O primeiro a receber o prêmio, o mestre da banda de congo de Pedrolândia, José Pereira do Nascimento, o mestre Zuza, 79 anos, disse que essa é a primeira vez que a banda dele foi convidada a participar da festa que é considerada uma das maiores manifestações culturais do Estado.

"Tocamos juntos há 40 anos. Receber esse incentivo foi uma boa surpresa. A prefeitura está de parabéns. Eu e meus amigos da banda vamos decidir, juntos, o que faremos com o dinheiro. Pode ser que compremos roupas e instrumentos. O certo é que não vamos deixar morrer a tradição de bater congo", garantiu mestre Zuza.

Ganharam o prêmio, as bandas de congo de Pedrolândia; a banda de congo adulto São Benedito (Regência); a banda de congo São Benedito (Povoação); a banda de congo mirim (Povoação); a banda de congo São Benedito (Guaxe); além do Grupo de Teatro de Regência.

Encontro reuniu mais de 6 mil pessoas

Donas da festa de Caboclo Bernardo, 18 bandas de congos participaram do 23º Encontro de Bandas de Congo realizado neste domingo (2) em Regência. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, 1,5 mil integrantes do Estado entoaram canções ao som de tambores e casacas.

Foram à festa, congueiros – como também são conhecidos os integrantes de uma banda de congo – de Linhares, Conceição da Barra, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu e Serra. De acordo com a Secretaria de Cultura, cinco mil pessoas foram ao encontro.

Neste ano, a rainha do encontro, dona Mariquinha, não participou da festa por causa de problemas de saúde. As bandas se reuniram na capela construída na casa dela. A aposentada Astrogilda Ribeiro dos Santos, a dona Astrô, de 80 anos, representou dona Mariquinha. Dona Astrô, faz parte da Banda São Benedito do Rosário, da Vila do Riacho, Aracruz.

"A Dona Mariquinha é a nossa eterna rainha, peça fundamental nessa festa. Estou honrada por representá-la. A ausência dela foi sentida por todos nós. Mesmo assim, o encontro ficou bem organizado. As bandas que vieram aprovaram tudo e prometeram voltar no ano que vem", disse.

Todos os integrantes das bandas convidadas lancharam e almoçaram durante o encontro. A alimentação foi disponibilizada pela prefeitura de Linhares. O secretário municipal de Cultura, João Luiz Teixeira, ficou feliz com o resultado evento.

"Achei a festa maravilhosa. Alcançamos o objetivo que era promover o encontro das bandas. Conhecemos novas bandas de congo, como a de Pedrolândia, que nunca tinha sido convidada. Eles deram um show e prometeram voltar. Ano que vem, faremos uma festa ainda melhor", finalizou o secretário.