Linhares terá 80 novas câmeras de videomonitoramento em locais estratégicos do município

O município de Linhares vai receber do Governo do Estado 80 novas câmeras de videomonitoramento. O anúncio foi feito na tarde da última quarta-feira (8) durante um convênio firmado entre a prefeitura de Linhares e o Estado por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O prazo para a entrega dos equipamentos é de 180 dias.
 
O secretário municipal de Segurança, Washington Monteiro, esteve no Palácio Anchieta, em Vitória, onde foi realizada a assinatura do convênio.  Segundo o secretário, atualmente o município conta com apenas 11 câmeras que estão localizadas em vários pontos do Centro. As 80 novas câmeras serão distribuídas em pontos estratégicos dos demais bairros da cidade e será dada uma maior atenção aos bairros com maior índice de criminalidade.

Para receber os equipamentos o município deverá criar uma Central Integrada de Monitoramento (CIM), adquirir mobiliário e disponibilizar recursos humanos para executar as atividades de operação das câmeras. De acordo com Washington Monteiro, a prefeitura já atende às exigências do Governo do Estado.

"Já temos disponibilizados os recursos necessários para a construção da Central, que será erguida em uma área anexa ao 12º Batalhão da Polícia Militar de Linhares. No local também vai funcionar a Central de Atendimento Telefônico Emergencial, o 190 da Polícia Militar", garantiu o secretário.

O secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, enfatizou que a instalação das câmeras é um mecanismo importante para a prevenção de crimes. Ele citou dados importantes sobre a ação das câmeras no combate à violência.

"A redução dos índices de criminalidade nas vias públicas com áreas monitoradas é de 60%. Essa é uma importante ferramenta para prevenir e solucionar crimes. O trabalho é realizado em parceria com os municípios na prevenção e combate à violência. O Estado investe na tecnologia para que o município realize o monitoramento das câmeras. O trabalho é integrado junto às polícias e é, sem dúvida, um mecanismo importante para as ações da segurança pública" afirmou Garcia.

O prazo para implantação do sistema é de 180 dias. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), fornecerá aos municípios equipamentos de radiocomunicação, que estabelecem os circuitos de dados (links) entre a central de monitoramento e as câmeras, software de gerenciamento e armazenamento das imagens, componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores.