Linhares ganha fábrica de processamento de cacau

O cacau produzido em Linhares já poderá deixar o município beneficiado. Será inaugurada nessa sexta-feira (07), a primeira fábrica de processamento do fruto do Espírito Santo, localizada no distrito de Bebedouro. Mais empregos e renda gerados pelo cacau no município, que é responsável pelo 3° lugar ocupado pelo estado no ranking nacional da produção do fruto – Bahia e Pará estão na liderança.

Com capacidade para transformar 2,5 mil toneladas de cacau em líquor por ano, a Floresta do Rio Doce processará o fruto produzido em Linhares e dará origem a matéria-prima para o chocolate. Serão 32 novos empregos diretos e mais de 1.200 indiretos.

"A possibilidade de agregar valor a um dos principais produtos agrícolas de nosso município sem sair de Linhares é uma ótima notícia. Ganha o município, com a geração de emprego e renda, ganham cacauicultores e a empresa", afirmou o secretário municipal de agricultura, aquicultura e abastecimento, Dalziso Armani.

De acordo com o presidente da Associação de Cacauicultores de Linhares (Acal), Guilherme Mosca, a expectativa dos produtores rurais é muito boa. "Esperamos o fortalecimento da produção local e com isso mais animo para investimentos. O que o produtor precisa hoje é de incentivo financeiro, se oferecerem preço melhor é possível produzir com mais qualidade", disse Mosca.

Ainda segundo o presidente da Acal, o cacau produzido em Linhares pode ganhar qualidade se forem tomados cuidados na colheita e secagem do fruto, como realizar a colheita do fruto na maturação correta e fazer um bom processo de fermentação e secagem.

Os produtores esperam ainda que a instalação da fábrica de processamento possa minimizar a atuação de atravessadores por meio da comercialização direta, fato que só será constatado quando a empresa estiver em funcionamento.

Em anos com temperaturas e chuvas favoráveis ao cacau, as lavouras de Linhares chegam a gerar cinco mil empregos diretos e atingem a produção de 14 mil toneladas por ano. Atualmente, a mercadoria é destinada a Bahia e São Paulo.

Linhares possui, segundo dados do IBGE de 2009, quase 20 mil hectares onde se cultiva cacau, o que corresponde a aproximadamente 95% da área produtiva da fruta no Espírito Santo.