Relatório mostra poluição na Linha Verde e município já traça metas para reverter o problema

A Linha Verde da Lagoa do Meio, um dos cartões postais de Linhares, está altamente poluída. Essa foi a conclusão do relatório técnico da análise da água, feita no dia 21 de março, que revelou uma quantidade de coliformes fecais muito acima do permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A poluição, acumulada ao longos dos anos, está sendo responsável pela morte de peixes no local.

O relatório foi apresentado na manhã desta sexta-feira ao prefeito Nozinho Correa pelo secretário de Meio Ambiente, Walter Maia Oliveira Junior, e pelo diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares, Ademir Lima. Segundo eles, a alta concentração de coliformes fecais na água é resultado de uma grande concentração de esgoto não tratado lançado há anos na lagoa de forma irregular pelos imóveis que foram construídos no entorno da Linha Verde. Um plano de ação já está sendo preparado para reverter o problema.

"Muitas das casas que existem em volta da Linha Verde tiveram suas redes de esgoto ligadas à rede de captação pluvial. Com isso, ao invés da lagoa estar recebendo água da chuva, ela está recebendo esgoto não tratado por parte de ligações irregulares feitas pela população. Pedimos para que as pessoas que fizeram esse tipo de serviço procure o SAAE e regularize as ligações", afirmou Walter Maia Júnior.

Ainda de acordo com o secretário, a partir da próxima semana ele fará uma reunião com o secretário de Obras do município para planejar uma forma de desviar a rede pluvial da Linha Verde. O objetivo é evitar que os dejetos que hoje são lançados na rede de captação da água da chuva cheguem à lagoa.

Além disso, o secretário explicou que vai estudar também a implantação na lagoa de um tipo especial de bactéria que "come o lixo" presente na água e a colocação de pás giratórias que farão a oxigenação da água. O estudo também vai priorizar um trabalho de recuperação de nascentes, uma ação que será realizada a médio e longo prazo, mas que é fundamental para manter vivas as lagoas de Linhares.

Relatório Técnico
O relatório técnico produzido por uma empresa especializada em análises químicas revelou uma quantidade de coliformes fecais até 16 vezes maior que o limite permitido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

As coletas foram realizadas em cinco áreas. Na nascente, a amostra indicou uma quantidade de coliformes fecais de 16.000/100ml, quando o limite máximo é de 1.000/100. No ponto da drenagem pluvial, a quantidade foi de 9.800/100ml. Nas outras três coletas foram registrados 16.000/100ml, 7.500/100ml e 1.200/100ml, sempre lembrando que o limite máximo em todos os registros é de 1.000/100ml de coliformes fecais.

A prefeitura orienta a todos os moradores que não consumam peixes pescados na Linha Verde e não se banhem nas águas da lagoa. A prefeitura também pede a todos os moradores que ligaram suas redes de esgoto à rede de coleta pluvial que entrem em contato com o SAAE e regularize a situação.