Escolas municipais comemoram o Dia do Índio

Hoje, 19 de abril, é o Dia do Índio. E para celebrar essa data, algumas escolas municipais desenvolveram diversas atividades com os alunos da rede. Em escolas como Agnelo Guimarães, no Centro, e Perpétua Maria dos Anjos, no Palmital, a diversão foi garantida.

As atividades desenvolvidas pelo CEIM Agnelo Guimarães, no Centro, foram pintura no rosto das crianças bem como colares feitos de macarrão pintado pelos alunos, cocar e cardápio com comidas típicas dos índios. 

"Trazer para dentro da escola e mostrar para as nossas crianças o modo de vida dos índios como a alimentação, vestimenta, moradia, armas é fazer um resgate cultural e esse é o nosso objetivo", afirmou a supervisora Eroteide Maria Viguini.

Já o CEIM Perpetua Maria dos Anjos também participou das comemorações promovendo apresentações teatrais, música, cardápios com comidas típicas dos índios além de uma mesa com vários produtos e utensílios utilizados pelos índios.

Foram expostos na mesa o urucum, aipim, inhame, batata doce, peneira, peixe, balaio, vara de pescar, canoa todos esses alimentos e utensílios tão presentes no cotidiano indígena.

Segundo a diretora Felícia Marques Calmon, do CEIM Perpetua Maria dos Anjos, foi explicado para as crianças que hoje é comemorado o Dia do Índio e que o objetivo é relatar os direitos indígenas e fazer com que o povo brasileiro saiba da importância que eles têm na nossa história.

"A escola quis mostrar para as nossas crianças que tudo começou com os índios e que eles estão desaparecendo, que o modo como viviam antigamente não é mais assim na maioria dos casos nos dias atuais, mas que eles fazem parte e são muito importantes na nossa história", explicou Felícia.