Nova Faceli: Prefeitura retoma obras da faculdade municipal

A prefeitura de Linhares vai retomar as obras de construção da sede própria da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli). O anúncio foi feito pelo prefeito Nozinho Correa na noite da última terça-feira (16), no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) durante uma cerimônia de entrega de diplomas a alunos dos cursos de Administração, Direito, Pedagogia, Design de Produto Movelaria, Silvicultura, Gestão Ambiental e Normal Superior.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que o prefeito participou de uma reunião com os diretores da empresa responsável pela obra. Nozinho solicitou um cronograma detalhado de execução dos trabalhos e acredita que a nova sede da Faceli já possa ser entregue em 10 meses.

"Desde o início de minha gestão estamos nos reunindo e traçando metas para retomar as obras que foram paralisadas no ano passado, incluindo a nova sede da Faceli. Nos reunimos com os donos da empresa responsável pela obra, pedimos um detalhamento dos trabalhos e o cronograma de execução dos serviços, e espero que o novo prédio seja construído o mais rápido possível. A Educação é uma das prioridades de meu Governo e vamos garantir um ensino de qualidade aos nossos alunos", garantiu Nozinho.

 
Com a conclusão da obra, a Faceli vai garantir uma qualidade de ensino ainda maior aos seus alunos. Segundo a diretora presidente da faculdade, Sandra Bassani, a sede própria poderá oferecer novos cursos.

"Temos hoje, aprovados e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, os cursos de Design de Produto Movelaria, Silvicultura e Gestão Ambiental, cursos que só não podem ser oferecidos por falta de espaço físico, já que estamos funcionando provisoriamente nas instalações da UAB. Assim que tivermos nossa sede própria, poderemos voltar a oferecê-los, bem como cursos de pós-graduação em áreas como Direito, Administração, Educação e Saúde, ou em qualquer outra área que a comunidade achar necessário" explicou Sandra.

 
Paralisada no final do ano passado, a obra da nova Faceli deveria ter sido concluída em fevereiro deste ano. A ordem de serviço para a construção do prédio foi assinada pela gestão passada em fevereiro de 2012, com previsão de entrega para 360 dias. Contudo, em dezembro do ano passado, pouquíssima coisa havia sido feita no canteiro de obras  sendo que no dia 17 do mesmo mês, o então gestor decretou, oficialmente, a paralisação da obra.
 
A nova Faceli terá 30 salas, banheiros, salas administrativas, biblioteca com 500 metros quadrados, midiateca, laboratório de informática, Núcleo de Práticas Jurídicas, refeitório e área de vivência. Serão mais de 6 mil metros quadrados de área construída.

A obra será totalmente sustentável, com abertura para ventilação, iluminação natural e um sistema de captação de aproveitamento de água da chuva, reduzindo o consumo mecânico. O local terá, ainda, área para estacionamento, com 170 vagas, uma passarela para pedestres,  segurança e acessibilidade universal em todo o edifício.
 
Vestibular 2013
A prefeitura de Linhares estuda a oferta de cursos matutinos e vespertinos para o Vestibular Faceli 2013. A ausência de salas no período noturno é consequência da falta de espaço físico para novos alunos na sede da UAB, onde a Faceli funciona provisoriamente. Porém, pela manhã e à tarde existem muitas salas vazias que podem receber os futuros calouros.
 
"O Conselho Estadual de Educação condicionou a realização de novos vestibulares à conclusão do prédio da Faceli. Como a obra não foi concluída pela gestão passada, e para não deixarmos de oferecer vestibular este ano, a solução encontrada é abrir vestibular para os turnos matutino e vespertino, períodos em que há salas disponíveis para novos alunos", explicou a diretora presidente da Faceli, Sandra Bassani. Serão oferecidos os cursos de Direito, Administração e Pedagogia. O início das inscrições para o Vest Faceli 2013 ainda será definido.