Procon alerta: Greve dos vigilantes não pode prejudicar consumidores

O Procon de Linhares entrou na Justiça com uma ação em proveito dos consumidores de Linhares devido à greve dos vigilantes, que já dura três semanas. O órgão requer que as agências bancárias isentem os clientes da cobrança de juros e multas assim que os bancos voltarem a funcionar.

Segundo o coordenador municipal do Procon, Alysson Francisco Gomes Reis, o consumidor não pode ser penalizado por algo que não depende de sua vontade. "A nossa preocupação é garantir a proteção do consumidor para que ele não seja prejudicado até que a greve dos vigilantes tenha fim. Não questionamos a matéria de competência trabalhista, apenas a questão dos pagamentos de juros e multas", afirmou Alysson.

O Procon Linhares orienta ainda que nenhum prejuízo, em razão desta paralisação ou de sua continuidade, pode ser imposto ao consumidor. Questões entre empregados e empregadores e ainda bancos e prestadores de serviços não devem resultar ou trazer prejuízos aos consumidores. 

O órgão alerta ainda que existem opções para realização de algumas transações como pagamentos, por exemplo, que podem ser realizadas pela internet, lotéricas, farmácias, caixas eletrônicos, mercados ou outros. Evitando assim, juros e multas nas contas que venceram ou vencerão nesse período.

Caso o consumidor se sinta lesado, ele deve procurar os órgãos de defesa do consumidor para formalizar a denúncia. O Procon Linhares vai analisar cada caso de maneira individual, visando sempre o bem estar do consumidor.