Prefeitura assina convênio para obras de novo DPJ, nova sede dos Bombeiros e três unidades da PM

A prefeitura de Linhares assina na próxima quinta-feira (28) um convênio com o Governo do Estado para a construção do novo Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares, de duas companhias de Polícia Militar, um Destacamento de Polícia Militar (DPM) além da nova sede do Corpo de Bombeiros e da instalação dos Portais de Segurança. Ao todo serão investidos cerca de R$ 12,5 milhões em segurança pública no município. As obras fazem parte do Programa de Governo do prefeito Nozinho Correa.

O novo DPJ será construído no bairro Interlagos, em uma área próxima à Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Interlagos. A obra terá cerca de 10 mil metros quadrados e vai abrigar os serviços de Departamento Médico Legal (DML), Perícia Criminal, Perícia Papiloscópica, além dos setores de investigação policial e identificação. 

Além do DPJ, o convênio também prevê a construção de duas companhias da PM. Uma delas ficará no bairro Canivete, no prédio do antigo Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Peter Pan, que será totalmente reformado para abrigar as novas instalações policiais. A outra companhia será construída no bairro Bebedouro. Já no bairro Aviso, será erguido um DPM próximo ao condomínio Morada do Cacau, na rodovia de acesso ao Pontal do Ipiranga. 

A nova sede do Corpo de Bombeiros será construída em uma área às margens da BR-101, próxima ao Aeroporto de Linhares. O local foi escolhido de forma estratégica, pois facilita o deslocamento das viaturas de forma mais rápida para atender as ocorrências geradas no município. 

Pelo convênio, o município fará a doação dos terrenos e o Governo do Estado ficará responsável pelas obras. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de aproximadamente um ano meio. 

Para o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, as obras são uma resposta da atual administração para o problema de segurança pública de Linhares. "Estamos fazendo em poucas semanas de administração o que não foi feito pelo município em vários anos. Essas obras vão reduzir os índices de criminalidade no município, garantindo mais tranquilidade para a população linharense", afirmou Washington.

Segundo o delegado-chefe do DPJ, Fabrício Lucindo Lima, as obras são de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade, que precisa crescer com segurança. "O nosso trabalho será mais dinâmico. Com a conclusão da obra do novo DPJ, teremos todos os serviços sendo prestados em um único lugar, o que vai representar mais comodidade para a população e mais agilidade para o trabalho policial", garantiu o delegado.

Portais de Segurança
Outra medida de segurança a ser implantada pela prefeitura, e que também fará parte do convênio, será a instalação dos Portais de Segurança nas principais vias de entrada e saída do município. Segundo o secretário Washington Monteiro, os portais vão registrar todo o fluxo de veículos que entram ou saem de Linhares.

"Serão instalados portais na BR-101, na altura de Bebedouro e Canivete, na ponte do Rio Pequeno e outro ao lado do futuro Destacamento de Polícia Militar que será construído próximo ao condomínio Morada do Cacau, no bairro Aviso. Câmeras de alta resolução irão monitorar todos os carros que passam por esses locais, incluindo veículos roubados ou que tenham participado de algum crime. Isso vai inibir a criminalidade em nosso município, pois esses veículos serão prontamente parados pela polícia", garantiu"  Washington. Cada portal está orçado em cerca de R$ 75 mil.