Pescadores de Linhares terão equipamentos para uma produção sustentável

Os pescadores do município agora darão um destino correto para os dejetos produzidos pela atividade pesqueira. A prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, está participando do Programa de Desenvolvimento Sustentável, que vai eliminar, de forma ecologicamente certa, os resíduos sólidos e orgânicos que antes eram despejados em aterros sanitários ou rios. O material será levado para uma indústria produtora de farinha de peixe.

Para a aplicação do programa ficou determinado que, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), serão doados um caminhão frigorífico para fazer a coleta dos resíduos de cada balneário e freezers, que serão alocados nos pontos de coleta definidos pelos presidentes das associações de pescadores. Regência será contemplada com cinco freezers, Barra Seca receberá dois equipamentos, já Pontal do Ipiranga, Degredo e Povoação serão contemplados com um freezer em cada localidade, totalizando 10 equipamentos.

A discussão do programa aconteceu ao longo da última semana nos balneários do município, no Mercado Municipal e no distrito do Guaxe. Participaram do encontro o secretário municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento (Semab), José Roberto Macedo Fontes, o Engenheiro Agrônomo Karlos Antonio Chagas, o médico Veterinário Paulo Geovani Modenesi, representante da pasta de agronegócio do Sebrae, Fênix de Araujo, o gerente de Aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG), Alcestes Ramos Filho e os presidentes das associações de pescadores. O Programa de Desenvolvimento Sustentável também conta com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Durante a apresentação do Programa, o secretário José Roberto Macedo Fontes falou sobre a importância da sustentabilidade na atividade pesqueira das regiões, destacando a atual legislação que prevê normas e técnicas fundamentais quanto à destinação dos resíduos. "Além da importância da sustentabilidade neste setor, o descarte correto dos resíduos produzidos durante as atividades dos pescadores vai melhorar a qualidade da pesca e facilitar o trabalho da categoria", afirmou o secretário.

De acordo com o presidente da associação de pescadores de Regência, Leonidas Carlos, além das melhorias para as associações e a correta destinação dos resíduos, o programa vai gerar mais empregos para as comunidades. "O que antes era jogado fora, hoje será utilizado para adubo e para a fabricação da farinha para alimentação dos animais", declarou Leonidas.

O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura e Abastecimento (SEAG), Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento (SEMAB), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sebrae e das Associações de Pescadores de Linhares.