Novo Horizonte ganha Complexo Esportivo Joel Luiz Bisi, nesta sexta, dia 21, às 19h e 30 min

Os moradores do bairro Novo Horizonte irão prestigiar, nesta sexta, dia 21, às 19h e 30min, um momento importante para o pleno desenvolvimento da região: a inauguração do Complexo Esportivo "Joel Bisi", que fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, ao lado da Igreja Matriz do bairro. É o segundo complexo esportivo inaugurado pelo Prefeito Guerino Zanon. O terceiro é erguido no distrito de Bebedouro. O primeiro está no bairro Aviso.

O projeto arquitetônico do novo complexo esportivo contempla duas quadras – uma de vôlei e outra de futevôlei – com as medidas oficiais das confederações brasileiras das modalidades. Será construída também uma quadra de frescobol.

A arena de esporte e lazer terá, ainda, campo de futebol society de grama sintética e com iluminação que vai permitir jogos noturnos; campo de futebol de areia e parque de recreação para crianças. Os adeptos das caminhadas terão uma pista exclusiva ao redor do Complexo. O local recebeu, também, um belo projeto paisagístico. Foram investidos mais de R$ 600 mil na obra com recursos da Prefeitura.

Cada espaço recreativo e de atividades físicas e de lazer receberá o nome de um morador do bairro Novo Horizonte escolhido pela própria comunidade, são eles: Quadra de Frescobol "Gelciro de Souza Koppe", Parque de Recreação "Aurete Maria Magescky", Quadra de Vôlei "Eliseu Serpa de Souza", Campo de Futebol "Valdiberto dos Santos Moreira" e Campo de Futebol de Areia "Valdecir da Silva".

O objetivo dos complexos esportivos construídos pela Prefeitura é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, políticas de prevenção à violência, de modo a promover a cidadania do cidadão linharense.

A praça era uma demanda da comunidade do bairro Novo Horizonte, que se mobilizou e, inclusive, incluiu o equipamento como uma prioridade no Orçamento Participativo discutido pela Prefeitura com as comunidades do interior e sede de Linhares. A praça é um espaço que respeita as especificidades da comunidade. "Aqui foi construída a praça que o bairro Novo Horizonte escolheu", explicou o Prefeito.

"O Complexo Esportivo "Joel Bisi" tem um conceito abrangente. Ela reúne, em um só lugar, atividades sociais, culturais e esportivas?, explicou o Prefeito de Linhares, Guerino Zanon. Ele completa: "é um belíssimo equipamento que vai nos permitir ampliar nossas políticas sociais. Vamos reforçar a oferta de espaços de lazer".

O Secretário de Esporte e Lazer, Jair Reali, ressaltou que, com a construção do novo espaço, será possível ampliar e melhorar os projetos esportivos que já são desenvolvidos pela Prefeitura. "A nossa cidade, hoje, está qualificada com infraestrutura que nos permite desenvolver, com mais qualidade, as atividades das escolinhas de esportes e clínicas de diversas modalidades que já funcionam nos bairros, desde as destinadas à criança até ao idoso. Nós proporcionamos condições para dar ao esporte a dimensão social que ele merece", enaltece Jair.

Segundo a Presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte, Luzia Paranhos, o Complexo Esportivo foi um presente para a comunidade. "É gratificante saber que há uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade", afirmou. Para ela, o espaço será essencial para tirar as crianças e adolescentes das ruas e afastá-los do mundo das drogas e da criminalidade. "Tenho certeza de que esse Complexo vai ser importante para a formação de cidadãos comprometidos com o futuro e com o progresso da nossa cidade. É por meio do esporte que amenizamos o triste mundo da criminalidade que, a todo instante, tenta envolver nossas crianças".

Joel Luiz Bisi

Joel Luiz Bisi, ou Joel Bisi, como ficou mais conhecido, nasceu no dia 10 de setembro de 1953, na localidade de Lagoa das Palmas, distrito de São Rafael, Linhares/ES. Filho de Arnaldo Bisi e Luiza Pignaton Bisi, era o caçula de 13 irmãos.

Ainda menino, começou a trabalhar na propriedade rural da família onde, além da agricultura, desenvolviam a atividade industrial de produção de cachaça.

Em 1983, casou-se com Gicelda Maria Barcelos Bisi, fixando moradia no bairro Conceição durante um ano. Em 1985, mudou-se para a Rua Nova Venécia, no bairro Novo Horizonte, onde residiu até seu falecimento. Joel teve quatro filhas (Joelma, Ananda, Juliana e Rayane) e duas netinhas (Rafaela e Isabela).

De personalidade forte, sabendo ser carinhoso, mas também rígido quando necessário, fez com que parentes e amigos o vissem como um paizão: sempre disposto a ajudar e aconselhar.

Em 1997, foi eleito vereador em Linhares, sendo reeleito em 2001, período em que teve a oportunidade de se empenhar ainda mais por uma Linhares com qualidade de vida, principalmente para o homem do campo. Conciliava a vida pública com as atividades de empresário e agricultor.

Joel Bisi faleceu em 2006, aos 52 anos, após sofrer choque anafilático ao ser picado por abelhas.