Reciclagem: Projeto Criar chega ao bairro Conceição

O Projeto Criar – Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizagem e Renovação, amplia sua área de atuação e chega ao bairro Conceição. Os moradores desta região receberam folder com explicações de como separar os materiais e acomodá-los de forma correta para a coleta seletiva. O recolhimento acontece todas as segundas-feiras, das 8 às 10 horas. A coleta seletiva era realizada inicialmente apenas no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas no telefone 9900 8444.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, explica que a reciclagem, por meio da coleta seletiva, tem se apresentado como uma das melhores soluções para os desafios do lixo urbano. "A coleta seletiva possibilita que materiais como papel, embalagens longa vida (tetra pak), plástico, vidro e metal, que teriam como destino lixões e aterros sanitários, sejam reciclados e transformados em matéria-prima novamente", explica Scaramussa.

Os moradores são instruídos por agentes ambientais a entregar os materiais limpos à coleta, além de acondicioná-los em um saco plástico ou caixa de papelão, que deverão ser separados de acordo com quatro categorias: papel, plástico, vidro e metal. Para a coleta, a usina de triagem do Projeto Criar, no bairro Aviso, conta um caminhão que percorre as ruas e avenidas dos bairros Conceição e Centro recolhendo os recicláveis. Cada morador que doa materiais recicláveis, caso necessite, recebe um documento denominado Manifesto, que comprova a doação ao Projeto.

A Usina de Triagem possui Licença de Instalação e Operação emitidas pelo órgão ambiental competente, e uma infraestrutura com capacidade para operar 160 toneladas/mês. Atualmente 15 catadores e catadoras participam do Projeto acompanhados por uma Gestora Operacional e uma Gestora Administrativa, contratadas pela ONG Doe Seu Lixo, sendo coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

O Projeto Criar é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, a SABB Coca-Cola, o Instituto Doe Seu Lixo e a Vital Engenharia, além das parcerias com outras instituições privadas.

Veja o que é recolhido pela coleta seletiva:

Papel – embalagens longa vida (tetra pak), jornais, revistas, papelão, cadernos, sulfite usado, papel de embrulho e embalagens em geral;

Plástico – garrafas PET, brinquedos, utensílios domésticos, isopor, sacolas, embalagens, tampas e potes;

Vidro – garrafas, copos, jarras, potes, vidros de esquadrias e cacos, sempre embrulhados em jornal para evitar risco de cortes;

Metal – latas de bebidas, de alimentos, panelas, aço de construção e objetos de alumínio, ferro, bronze, cobre e zinco.