Planalto, um bairro cheio de novidades

Planalto comemora as conquistas apontadas no Orçamento Participativo e realizadas pela Prefeitura de Linhares. Ao andar pelas ruas do bairro, é fácil perceber o sorriso estampado no rosto de cada morador, pelas obras realizadas na comunidade. O bairro recebeu 100% de infraestrutura, terraplanagem e a pavimentação asfáltica.

A infraestrutura, no bairro, beneficiará toda a região, garantindo melhor tráfego entre os bairros Planalto, Nova Esperança, Linhares V e São José. As vias que recebem as obras estão a de acesso à Rodovia Federal BR 101, que terá, inclusive, ciclovia para dar mais segurança a quem transita pela região de bicicleta. Além da pavimentação, o bairro também foi beneficiado com obras de instalação de rede de drenagem pluvial.

Na primeira etapa das obras, o bairro recebeu 50.476 m² de asfalto e 2.500 metros de drenagem. Emissários de esgoto também estão sendo construídos e a Estação de Tratamento ampliada para que as famílias possam fazer as ligações de suas residências com a rede, eliminando de vez as fossas de seus quintais.

"O Planalto muda um pouquinho todos os dias. Não há, em Linhares, avenida mais iluminada que a José Francisco Bachetti. As obras melhoram a vida de todos da região e valorizam nossos imóveis. Estou muito feliz com os investimentos da Prefeitura", comemorou o morador do Planalto, Benedito Petrônio.

Para o Prefeito Guerino Zanon, investir em infraestrutura é cuidar das pessoas. "Quando estruturamos um bairro como o Planalto, por exemplo, estamos garantindo à população mais saúde com ruas calçadas e saneamento básico, mais segurança com a iluminação pública e mais crescimento econômico com a valorização imobiliária", acrescenta.

Além das obras de infraestrutura, a Prefeitura de Linhares investiu na educação dos alunos do bairro Planalto e região. Hoje, as crianças têm um novo Ceim, o Amigos do Saber, com salas para 20 alunos, refeitório, espaços destinados a atividades diversificadas, biblioteca, lactário, solário, área administrativa etc. A unidade tem capacidade para atender 500 crianças de 1 a 5 anos, com um espaço digno para os estudos e brincadeiras da garotada.

A nova escola também foi construída com o objetivo de colaborar com o meio ambiente. Ela conta com um sistema de captação e distribuição de água da chuva, evitando o desperdício da água e contribuindo para melhor conscientização dos pequenos quanto à preservação do meio ambiente.

No esporte, os moradores do Planalto comemoram o novo estádio de futebol na regional. Com arquibancadas, grama natural, vestiários, bancos de reserva e alambrado, o novo espaço esportivo vai promover a tradição do bairro nos campeonatos municipais de futebol e incentivar a prática esportiva.

Com o objetivo de ampliar a oferta de ações de cuidado e assistência aos usuários de álcool, crack e outras drogas, no município, a Prefeitura de Linhares, em parceria com o Governo do Estado, constrói, no bairro Planalto, o Centro de Tratamento de Toxicômano (CTT).

O valor total da obra é de R$ 1.219.486,77 e a previsão é que seja entregue até fevereiro de 2013. O CTT vai beneficiar, diariamente, em torno de 200 pessoas, entre adultos, jovens adolescentes e crianças.

O espaço funcionará em um sistema de "portas abertas", ou seja, para ter acesso, os pacientes ou seus responsáveis poderão ligar direto para a unidade para agendarem avaliação por uma equipe interdisciplinar. A equipe, junto com o usuário, define o perfil clínico e o projeto terapêutico necessário para cada um.

A equipe interdisciplinar que irá atuar no CTT será composta por: psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutico e professor de educação física, além de educadores sociais. O espaço físico da unidade abrigará consultórios, leitos para desintoxicação, auditório, posto de enfermagem, recepção, acolhimento, área administrativa, farmácia, refeitório, salas para oficina e atendimento em grupo. Possui, ainda, espaço para atividades terapêuticas, lúdicas e de geração de renda.

O Planalto recebeu 103 casas populares, todas elas com iluminação e infraestrutura, como pavimentação, rede de esgoto e drenagem pluvial.

As novas casas têm 38m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Em média, 80 milhões de reais estão sendo investidos nas moradias. As obras fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida e é uma parceria entre a Prefeitura de Linhares e a Caixa Econômica Federal.