Proerd: mais de 950 alunos dizem não às drogas em Linhares

Completamente lotado, o ginásio de esportes "Manoel Salustiano de Souza", no bairro Novo Horizonte, foi palco de uma grande festa. Cerca de 950 alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, com idades entre 9 a 10 anos, disseram NÃO às drogas durante a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu na noite dessa terça-feira, 03.

"Hoje estamos concluindo um projeto que trabalha para resgatar a cidadania e preservar vidas. É uma alegria imensa ver tantas crianças seguindo pelo caminho do bem e dizendo não às drogas", disse o Secretário de Cidadania e Segurança, Jones da Silva Mattos.

Durante o Programa, que é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, os alunos participaram de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, com o intuito de ensiná-los a resistir às pressões e dizer não às drogas. A ação é desenvolvida pela Polícia Militar com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio das Secretarias de Educação e Cidadania e Segurança Pública.

"Só temos de parabenizar o trabalho desenvolvido pelo Proerd e todas as crianças que participaram. Esse é o caminho certo. Fortalecer os trabalhos de prevenção com crianças e jovens, sobre o uso de drogas, contribuindo para a redução da violência em Linhares, tornando o município seguro e, melhor ainda, de se viver", disse o Prefeito, Guerino Zanon.


O evento contou com a participação dos alunos do Projeto Meninos da Terra que apresentaram uma coreografia. Ainda, foi realizado um momento de leitura de redações, em que os alunos redigiram o que aprenderam com as lições do Proerd. Os melhores textos receberam premiação. Também foi realizada a entrega simbólica dos certificados.

Ainda durante a solenidade, aconteceu a premiação de quatro Escolas Municipais: "Adelson Del’Santo", "Caboclo Bernardo", "Zeferino Batista Fiorot" e "Dinorah Almeida Rodrigues",  que participaram de uma campanha sobre o uso indevido de drogas, desenvolvida pelo Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD). Foram premiados as melhores frases e desenhos dos alunos das  séries: 3º ao 5º e de 6º ao 9º ano.

A formatura contou com a presença dos familiares dos alunos, da comunidade e diversas autoridades locais.

Sobre o Proerd
O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – é um projeto social, desenvolvido há 10 anos pela Polícia Militar, e nasceu por meio do Programa Drug Abuse Resistence Education (Dare), uma iniciativa de educadores e policiais americanos que, surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas, em Los Angeles, na década de 80, iniciaram um trabalho de prevenção visando a diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.

Posteriormente, foi apresentado ao Brasil, que recebeu a denominação de Proerd, sofrendo adequações necessárias à nossa cultura, contudo, mantendo a metodologia original.