CEIM desenvolve projeto baseado na arte circense

Para divulgar o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses, o Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM "Manoel Farias de Souza" -, no bairro Novo Horizonte, desenvolve o projeto "Circo", que é trabalhado com as crianças de cinco anos nas salas de aula há várias semanas. A iniciativa da atividade é das professoras Eliana Mendes, Elza Leite e Rosimeri Pandolfi.

O projeto contribui para que os alunos estabeleçam uma relação social com os colegas, considerando, ainda, que a atividade circense tem uma prática com um alto valor sociocultural. "Essa atividade centenária traz valores educacionais fundamentais para a vida em comunidade", destaca a diretora da escola Luciana Nali.

"Circo" é uma iniciativa para resgatar a mais antiga das artes, a arte circense, valorizar os profissionais do circo e desenvolver os conceitos básicos propostos pela educação infantil, como o raciocínio lógico, habilidades artísticas e a expressão oral e corporal das crianças, que puderam se caracterizar com os personagens famosos do mundo circense como bailarinas e malabaristas.

"O projeto proporciona o estudo sobre a arte, aprimorando o conhecimento sobre os profissionais do circo, identificando as semelhanças e diferenças entre os animais, além de levar o aluno a conhecer os tipos de textos, desenvolvendo a leitura, a escrita por meio do lúdico e brincadeiras", explicou a professora Eliana Mendes.

Com muita alegria, o projeto cumpre seus objetivos de forma leve e descontraída. O envolvimento das crianças é sincronizado, e as atividades criadas pelas professoras estimulam a brincadeira em grupo, exploram a imaginação, abrem espaço para que os alunos expressem seus sentimentos, emoções e pensamentos por meio das apresentações circenses.

"O circo é um lugar mágico que alimenta a fantasia. A riqueza de suas atrações e a alegria de seus palhaços emocionam pessoas de todas as idades. E é muito importante que, mesmo com tanta tecnologia, as crianças ainda se divertem com as brincadeiras de um palhaço", finaliza a diretora Luciana.