Crianças atendidas pelo CRAS do Aviso aprendem sobre alimentação saudável
Para promover uma alimentação saudável, o ideal é começar desde cedo a estimular a criança já que, nesse período, ela está formando seus hábitos alimentares. Mas a educação alimentar não precisa vir apenas no momento da refeição. Quanto mais estímulos e incentivos a criança receber, mais fácil será a inclusão de alimentos nutritivos importantes para o seu crescimento.
O incentivo pode vir por meio de receitas fáceis e práticas de fazer e que incentivam o contato da criança com as questões de alimentação saudável, sempre de uma forma criativa e divertida, ensinando bons hábitos alimentares e o quanto isso será bom para a saúde deles. Dessa forma, o Centro de Referência e Assistência Social da Prefeitura de Linhares, no bairro Aviso, desenvolve, uma vez por semana, o projeto Alimentação Saudável com meninos e meninas atendidos pelo CRAS.
Na tarde dessa terça-feira, todas elas estiveram com a nutricionista, Grazieli Silva Salvador, e aprenderam a fazer uma deliciosa sala de frutas. Com a mão na massa, elas receberam orientações sobre o valor nutritivo de cada fruta, como manipular os alimentos de forma higiênica e como lavá-los corretamente.
Além disso, durante a aula, a nutricionista identifica os alimentos mais benéficos para o organismo humano, ressaltando cores, texturas e sabores de cada um. Aliada a boa alimentação, Grazieli destaca e incentiva bons hábitos e brinca com as frutas, atraindo, assim, a atenção da criançada.
"Além de levar informações sobre alimentos saudáveis, as aulas criam nos alunos o bom hábito alimentar, com cardápio balanceado, horários corretos e toda uma conscientização sobre a importância de comer frutas, legumes e verduras", pontua a nutricionista.
"O projeto proporciona momentos enriquecedores, além de estimular uma prática de boa alimentação. Ele foi muito proveitoso na vida das crianças, contribuindo para que tenham um crescimento e um desenvolvimento social bem melhor", explicou a Coordenadora do CRAS do bairro Aviso, Elizama Carvalho.
Sobre o projeto, Ângela Silva dos Santos destacou: "aprendi que temos que ter uma alimentação boa e não podemos comer doces todos os dias, porque ficaremos com cárie e outras doenças. Gostei muito de fazer a salada de fruta, de aprender a me alimentar melhor, para ter uma boa saúde. Quando eu chegar a casa vou falar para minha mãe quais os alimentos que são bons para comer e pedir para ela fazer para meus irmãos", finalizou a menina.