Protocolo de Intenções para a construção do Porto Norte Capixaba foi assinado nessa segunda (18)

A cidade de Linhares foi escolhida pelo grupo Manabi, do setor de mineração e logística, para ser a sede do projeto do Porto Norte Capixaba. O protocolo de intenções foi assinado na tarde dessa segunda-feira (18), no Palácio Anchieta, pelo Governador do Estado, Renato Casagrande, Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e pelo Diretor Presidente do Grupo Manabi, Ricardo Antunes Carneiro Neto.

O investimento para a construção do Porto Norte Capixaba será de aproximadamente R$ 1,75 bilhão, com geração de 1.200 empregos durante as obras e mais 320 vagas diretas e 850 indiretas na operação dos terminais, que deve ser iniciada em 2016.

O empreendimento será dividido em fases. O objetivo é movimentar, armazenar e exportar minério de ferro, transportando-o do Estado de Minas Gerais até o terminal por meio de ferrovia ou mineroduto; possibilitar a movimentação de outras cargas em granéis na primeira fase e implantar infraestrutura portuária para outras cargas na segunda fase.

A intenção é que o complexo tenha capacidade para armazenar até 2,5 milhões de toneladas de minério, 300 mil toneladas de carvão, 240 mil toneladas de grãos, 180 mil toneladas de fertilizantes e 480 mil metros cúbicos de líquidos.

Para o Prefeito de Linhares, Guerino Luiz Zanon, os investimentos para a construção do Porto Norte Capixaba representam uma rede integrada de projetos e obras de caráter estratégico e estruturante que irão permitir que Linhares se mantenha no atual ciclo virtuoso de prosperidade econômica e de inclusão social. 

"As obras do Porto Norte Capixaba irão contribuir para aumentar a competitividade da economia linharense, atrair novos investimentos e integrar regiões econômicas", destacou. Ele disse ainda que o Protocolo de Intenções prevê priorizar a contratação de mão-de-obra local para atuar no empreendimento.

"Sabemos que é um empreendimento de investimento altíssimo e que tem muitos desafios. Temos que aproveitar esta oportunidade e nos colocamos à disposição para colaborar no que for preciso para que possamos chegar logo ao dia de inaugurar esta obra fundamental para o desenvolvimento de Linhares, do Espírito Santo e do Brasil", sublinhou o prefeito Guerino Zanon.

Para o Governador Renato Casagrande, o projeto está em sintonia com o plano de desenvolvimento proposto pelo Governo para o Estado. "A vinda do empreendimento para Linhares nos auxilia na consolidação do município como polo irradiador de renda, oportunidades e serviços, em sintonia também com a nossa proposta de transformar o Espírito Santo num grande centro de comércio internacional. O Governo do Estado trabalha para garantir os investimentos de responsabilidade da União, mas, ao mesmo tempo, realizamos também um grande volume de obras com recursos próprios e atuamos na atração de investimentos privados, para fazer chegar o desenvolvimento a todas as regiões".

O Diretor Presidente do Grupo Manabi, Ricardo Antunes Carneiro Neto, falou da vocação logística do Estado e das pretensões da empresa em seu projeto para o Espírito Santo. "Para a Manabi, o negócio logístico é tão importante quanto à mineração. Queremos ser uma empresa de mineração e logística reconhecida como referência, construindo um empreendimento economicamente rentável e socioambientalmente seguro. Vamos aplicar as melhores tecnologias e implantar um processo permanente de diálogo com todas as partes interessadas, de forma que nosso projeto seja altamente sustentável", finalizou.