Mais de 4 mil crianças foram vacinadas contra a Pólio em Linhares

No último sábado, 16, aconteceu o "Dia D" da campanha de vacinação contra a Poliomielite, conhecida como Paralisia Infantil. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Linhares, 4.940 crianças menores de cinco anos foram vacinadas, o equivalente a 43,86% do público-alvo. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 11.262 mil crianças (100%).


No "Dia D", a vacinação foi realizada em todas as Unidades de Saúde e alguns pontos de apoios localizados em escolas do município. Quem não se vacinou deve se proteger. A vacinação continua durante a semana, em todas as Unidades de Saúde, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 06 de julho. É preciso levar o cartão de vacinação da criança.


"Pedimos aos pais ou responsáveis que não deixem de vacinar as crianças. São apenas duas gotinhas para mantê-las livres da paralisia infantil", ressalta a Coordenadora do Programa de Imunização de Linhares, Dóris Schimidt Corona.


O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.

A doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus. Ele acomete, em geral, os membros inferiores, tem como principais características a flacidez muscular e pode levar à morte ou a sequelas paralíticas irreversíveis.