Projeto de humanização leva alegria para o Pronto-Socorro Infantil do HGL

As crianças que chegam ao Pronto-Socorro Infantil do Hospital Geral de Linhares (HGL) se deparam com um ambiente mais colorido e acolhedor. É o projeto "Ambiente Humanizado, atendimento qualificado" que, por meio de atividades lúdicas, músicas e brinquedos educativos, permite os pequenos vivenciarem a hospitalização de forma mais amena.

Na sala de espera do PSI, quinzenalmente, são distribuídos livros infantis e kits lanches tornando a espera pelo atendimento menos entediante. Já, na sala de repouso, os pimpolhos recebem livros de histórias para lerem e colorirem, lápis de cor e revistas.

Os setores contam ainda com outros atrativos. São desenhos grafitados nas paredes e a presença da boneca viva "Teca" que anima a garotada contando histórias e músicas, ações que permitem a distração durante a espera e o atendimento.

O projeto é realizado pelas alunas do curso de Serviço Social Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) de Linhares e estagiárias da área no HGL, Zelene Piski Silva e Juliana Capucho, sobre a supervisão da Assistente Social do HGL, Ednéia Salomão Andrade.

"Os médicos afirmam que as crianças se recuperam mais rápido num ambiente humanizado. E esse é nosso objetivo: ajudar na recuperação do paciente com amor, atenção, alegria e calor humano", afirma a coordenadora Ednéia.

Vanusa da Silva acompanhava o filho Enzo Gabriel na sala de repouso e aprovou a iniciativa.  "Gostei muito desse projeto. No hospital, as crianças ficam entediadas, mas, com esse novo ambiente, elas se distraem, ficam mais animadas. As pinturas, os livros e os brinquedos fazem com que o ambiente fique mais leve. Elas até se esquecem da dor e até mesmo que estão no hospital. Achei ótimo".