Uma grande escola para o Movelar que avança em desenvolvimento e qualidade de vida

Uma cidade unificada e com oportunidades para todos. Linhares avança e ganha em qualidade de vida em todas as suas regionais. Ali na região 5, fica o bairro Movelar. A localidade vive um momento de pleno desenvolvimento econômico com investimentos da Prefeitura em obras alinhadas ao Programa Linhares 100% Infraestrutura e um olhar especial para a educação.

Está no bairro a 16ª. escola que a administração municipal constrói em pouco mais de três anos. A inauguração será agora no segundo semestre e os estudantes da região já iniciarão o ano letivo de 2013 na nova estrutura. A unidade escolar de ensino fundamental é uma antiga reivindicação da comunidade e foi apontada como prioridade nas discussões do Orçamento Participativo.

A comunidade pediu. A Prefeitura atendeu. A nova escola vai permitir a facilidade de acesso ao ensino para os alunos da região, que não precisarão sair do bairro para estudarem em outra localidade. Pertinho de casa, os estudantes poderão dedicar mais tempo aos estudos e às atividades artísticas, culturais e esportivas que serão colocadas à disposição dos alunos.

São investidos R$ 4.146.809,74 milhões na obra com recursos próprios da Prefeitura. O complexo educacional abrange uma área 2.749,91m² de área construída, possui dois pavimentos e capacidade para atender 1.200 alunos.

Sua estrutura é de impressionar: possui 24 salas de aula, salas de secretaria e dependências administrativas, refeitório, diretoria, coordenadoria, professores, planejamento, laboratório de informática e biblioteca, ginásio poliesportivo coberto, cantina, almoxarifado, despensa e banheiros. Toda a escola está dentro dos padrões de acessibilidade.

Rindo à toa está o Presidente da Associação de Moradores do Movelar, Pastor Luiz Henrique. Para ele, a unificação da cidade é uma realidade para o bairro. "Quando se diz em unificar a cidade, tornando Linhares um lugar mais igual para todos, vemos que isso é verdade em ações como essa e outras que acontecem em nossa região", destacou o Pastor, agradecendo diretamente ao prefeito.

Para o Prefeito Guerino Zanon, investir na educação é uma prioridade. Ele entende que a demanda para o ensino infantil e fundamental é sempre crescente. "A ampliação da rede de ensino é uma iniciativa para garantir que as crianças tenham acesso ao ensino de qualidade oferecido em nossas escolas. Esse trabalho é parte do compromisso que assumimos em atender toda a demanda de alunos para o ensino fundamental".

Os investimentos no setor ultrapassam a estrutura física. Ela é latente e visível na formação profissional dos educadores e na ampliação dos projetos e programas educacionais que promovem o aprendizado das crianças, jovens e adultos da cidade.

"Linhares mantém bons índices de qualidade de ensino, que são resultados do comprometimento da Prefeitura com a qualidade da educação oferecida às nossas crianças. Por isso, investimos muito na profissionalização dos nossos educadores com a Política de Formação Continuada e no fortalecimento de programas que proporcionam a participação da família e da comunidade no processo de ensino", finalizou o prefeito.

Linhares 100% Infraestrutura e Estádio de Futebol

Alinhadas ao Programa Linhares 100% Infraestrutura que a Prefeitura executa em todas as regionais e no interior do município, são construídas seis unidades de estação elevatória de tratamento de esgoto bruto e uma estação elevatória de esgoto tratado, além da recuperação da estação de tratamento. Em média, R$ 8 milhões são investidos no bairro nessas obras.

Recentemente, o Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, autorizou a construção de um moderno e amplo estádio de futebol no bairro. Com arquibancadas, vestiários, alambrado, calçada cidadã, bancos de reserva e grama sintética, o local vai fomentar a tradição esportiva da região nos campeonatos municipais de futebol que a Secretaria de Esporte e Lazer realiza ao longo do ano.