Atração nacional, cultura e esporte animaram a festa de Caboclo Bernardo em Regência

A tradicional festa realizada em homenagem ao herói linharense, Caboclo Bernardo, movimentou a Vila de Regência no último fim de semana. Foram três dias de animação embalados por uma programação bem variada, que reuniu atrações musicais, esporte e diversas manifestações culturais.


Na sexta-feira, 01, o Cortejo da Banda de Congo São Benedito de Regência deu início aos festejos. Logo após, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene que homenageou personalidades da vila. Ainda durante a sessão, a Secretaria Municipal de Cultura lançou o selo em homenagem ao congo de Regência. O evento contou com a presença do Prefeito de Linhares.


O Secretário Municipal de Cultura, Antonio Bezerra Neto, explicou: "O selo eterniza a importância cultural do congo para Linhares". O selo contém uma foto do centenário Farol de Regência e mãos estendidas executando percussão nos tambores do Congo de São Benedito.Dando continuidade aos festejos do primeiro dia de festa, foi inaugurada a tenda cultural com exposição de artistas locais e artesanatos. O agito da noite ficou por conta das bandas de congo local e dos shows de Guto Frigini e Banda Fogo na Coisa.

O sábado, 02, começou animado. Durante todo o dia, moradores e turistas puderam participar de atividades esportivas, artísticas e culturais. No início da noite, a peça teatral "Auto do Caboclo Bernardo" atraiu um grande público. Mais tarde um pouquinho, a galera curtiu a apresentação de Folia de Reis e se divertiu ao som da banda Regência Folc.


O momento mais esperado da festa ficou por conta do show do cantor Gabriel, O Pensador. Junto com o suingue famoso da banda Bloco Bleque, ele agitou a galera e fechou a noite com chave de ouro. Gabriel já esteve no balneário por ser adepto do surfe.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Jair Reali, comemora: "A festa mais uma vez foi um sucesso, acredito que neste ano batemos o recorde de público. Ficamos muito felizes em manter uma das mais importantes tradições culturais da cidade, além de valorizar o fomento do turismo na região".

No último dia, a festa começou bem cedo. As bandas de congo se reuniram, por volta das 7 horas, na Pousada Tia Mariquinha para um café da manhã especial. Mais tarde, a comunidade recepcionou a chegada da galera que veio  pedalando de Linhares até o balneário. Foi o Passeio Ciclístico Caboclo Bernardo. Logo após, houve o cortejo das bandas de congo da Tia Mariquinha até a Praça. Após apresentações das bandas, foi realizado o encerramento do evento.


"Só temos a agradecer o apoio da Prefeitura de Linhares que mais uma vez foi fundamental para realizarmos esta festa que atrai milhares de pessoas de vários lugares do país", destaca Fábio Gama, Presidente da Associação de Moradores de Regência.


A Festa de Caboclo Bernardo é uma realização da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Associação de Moradores de Regência, Associação Cultural Congo de Regência, ASPROCUL – Banda de Congo Mirim, com apoio cultural do Governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Petrobras, Projeto Tamar, times de futebol de Regência, Igreja Católica de Regência e Comitê Comunitário de Turismo.