Eleições dos Conselhos de Escola mobilizam escolas da rede

A noite dessa segunda-feira (14) foi movimentada em 58 escolas da Prefeitura de Linhares, que realizaram as eleições para os Conselhos de Escola para definirem os representantes de pais, educadores, servidores e alunos nas unidades de ensino da rede. O processo ocorreu tranquilamente, sem maiores incidentes.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) possui uma equipe multidisciplinar de profissionais formada por Contador, Inspetor, Advogada, Pedagoga e Assessores Administrativos que dão o suporte administrativo, contábil, financeiro e jurídico às escolas. Esses profissionais também acompanharam o processo eleitoral ocorrido ontem.

"A eleição teve intensa participação dos segmentos. Essa mobilização demonstra o processo democrático que é implantado nas escolas municipais", destaca Isabel Sant’Anna, uma das integrantes da equipe. O resultado final da eleição e a posse dos conselheiros também foram divulgados na noite de ontem (14).

Os Conselhos de Escola são centros permanentes de debates e órgãos articuladores dos setores escolar e comunitário. Eles compõem, em cada unidade de ensino, um colegiado formado por voluntários, representantes do magistério, servidores, pais, alunos, diretor e comunidade local. Os Conselhos de Escola não são órgãos da Prefeitura, mas compartilham, com o Poder Executivo, a gestão da unidade de ensino.

Isabel destaca, ainda, que os 58 conselhos existentes na rede – entre a sede e interior – são registrados e atuantes, captando recursos financeiros, anualmente, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

"Este recurso financeiro é de caráter suplementar e, dentre os objetivos, está o de incentivar a autogestão escolar e o exercício da cidadania com a participação da comunidade no controle social", finaliza Isabel.