Ação Global em Linhares realiza mais de 40 mil atendimentos gratuitos à população

Milhares de pessoas participaram da Ação Global realizada em Linhares no último sábado, dia 5. O maior mutirão da cidadania do Brasil foi realizado no Centro Integrado Sesi/Senai Linhares, no bairro Aviso. Na abertura oficial da ação estiveram presentes: o presidente do sistema FINDES/CINDES, Marcos Guerra, o diretor da FINDES em Linhares e vice-prefeito, Paulo Joaquim do Nascimento, o diretor da TV Gazeta Norte, Carlos Eduardo Pena, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, entre outras autoridades locais.

Nos diversos estandes montados no pátio do Centro Integrado Sesi/Senai Linhares, no bairro Aviso, foram oferecidos cerca de 50 serviços diferentes na área de saúde, educação e lazer, e cidadania e contou com a participação de 940 colaboradores. O maior mutirão da cidadania do Brasil contabilizou mais de 40 mil atendimentos, superando a expectativa que era de 25 mil. De acordo com a organização, quase 12 mil pessoas passaram pela ação. 

Além dos atendimentos sociais, a ação promoveu eventos esportivos como a 1ª Copa Ação Global de Futsal entre os times das indústrias moveleiras da cidade, que teve como campeã a equipe da Moverama, e um passeio ciclístico que contou com a participação de centenas de ciclistas. A comunidade também pode aproveitar o evento para cuidar do visual, com os serviços de corte de cabelo, manicure, maquiagem, sobrancelha e limpeza de pele. 

Quem passou pelas tendas montadas pela Prefeitura de Linhares saiu satisfeito. Maria da Penha Sotele, por exemplo, tirou o dia para cuidar da saúde. "Achei muito boa essa iniciativa. Quase não temos tempo de olhar a saúde e poder fazer isso durante o final de semana é muito bom. Muito importante essa ação. Podia acontecer uma vez por ano. Fiz exame de glicemia e hepatite". 

No estande de orientação sobre dengue Thainá Andrade Marçal, de apenas 13 anos aprendeu a lição. "Aqui aprendemos como evitar a dengue que tanto tem nos preocupado. Recebemos todas as orientações para evitar a doença, conhecemos de perto o mosquito transmissor. Agora é colocar em prática".

Na área de Assistência Social, a equipe do programa federal Bolsa Família esteve presente e Betania de Oliveira Souza aproveitou a oportunidade para atualizar o seu cadastro. "Só tenho tempo final de semana e me ajudou muito essa ação. Fui muito bem atendida. Agora está tudo certo".

Já no estande de Cultura, quem passou por lá foi Tatiane Pimentel Cardoso. "Achei muito interessante a participação da cultura nessa ação. Uma oportunidade para resgatar a cultura linharense. Temos aqui a exposição de fotos da Tia Dulce, figura tão importante da cidade. É uma oportunidade para as pessoas conhecê-la".

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Linhares também participou da ação oferecendo cursos de artesanato em papel, pintura em toalhas em moldes vazados e, ainda, com barracas de doces e salgados em geral, assim como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Linhares que trouxeram para expor, os trabalhos realizados e  as oficinas de artesanato e música.

Em 31 edições, a Ação Global já ofereceu, no Espírito Santo, mais 35 milhões de atendimentos. Ela foi criada, em 1991, pelo SESI de Minas Gerais, para oferecer serviços gratuitos à população de baixa renda do estado. Após quatro anos de bons resultados, a Ação passou a acontecer em todo o território nacional.

Serviços oferecidos

Cidadania: emissão de CPF, Carteira de Identidade e de Trabalho, requisição de 2ª via de Certidão de Nascimento e de Casamento, Alistamento Militar. Os participantes também receberão informações sobre reconhecimento de paternidade voluntária (DNA), redação e cadastro de currículos, cadastramento de estágio, além de orientações sobre microempresário individual, esclarecimento de dúvidas sobre os serviços do Procon, violação de direitos e cadastramento no Bolsa-Família, entre outras.

Saúde: exame de acuidade visual, aferição de glicemia capilar e de pressão, avaliação de postura e de Índice de Massa Corporal (IMC), tratamento de cefaleia, prevenção e diagnóstico de lesões da boca, câncer de colo, mama e pele, doenças crônicas degenerativas (hipertensão, diabetes, câncer de pele, mama e colo do útero), além de orientações e sensibilização para a prevenção de doenças, doação de órgãos, câncer de próstata, vacinação de idosos, tabagismo, primeiros-socorros e odontologia preventiva, entre outros temas.