Secretaria de Assistência Social intensifica abordagem a moradores de rua por conta do frio

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Linhares está reforçando seus serviços de ajuda a moradores em situação de rua por conta das quedas de temperatura registradas recentemente. O Espírito Santo tem tido os dias mais frios do ano nas últimas semanas.

Uma equipe formada por educadores sociais está abordando as pessoas que tem usado as ruas como moradia em Linhares. O objetivo é ajudá-las a retornar para suas cidades de origem ou, no caso de linharenses, acompanhar cada caso por meio de inserção na rede de serviços socioassistenciais.

Sempre que necessário, há encaminhamento ao Serviço de Acolhimento para Indivíduos e Famílias em Situação de Rua – a Casa da Acolhida. O órgão, administrado pela Secretaria de Assistência Social, fica na Rodovia Roberto Calmon, no bairro Olaria, e oferece quatro refeições diárias, banho e lugar para dormir.

"É a porta de entrada para os serviços da rede", explica a secretária de Assistência Social, Fabiana Riccato."Uma vez dentro da Casa, esse morador em situação de rua receberá ajuda para recuperar laços com a família ou se afastar de um ambiente de drogas, por exemplo. Também já fizemos encaminhamentos para consulta médica, confecção de documentos e busca de emprego", pontua.

Quem quiser ajudar, pode doar roupas de cama, cobertores e roupas femininas e masculinas. Basta levar as doações até a Casa. A comunidade também pode ajudar entrando em contato com os órgãos de assistência para avisar sobre pessoas em situação de rua. Os telefones são o 3371-1732, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS; e o 3371-1466, da Casa da Acolhida.