Procon dá dicas sobre Carnaval

Uma das festas mais esperadas do ano está chegando, o Carnaval. E nessa época, é tradicional a realização de compras de alguns produtos para fins de utilização na festa. Para alertar os consumidores sobre esses produtos, que se utilizado sem os devidos cuidados, podem comprometer a segurança e a saúde dos consumidores, o Procon de Linhares deu algumas dicas. Confira:

Preservativos:
Para utilização desse produto, é importante que o consumidor esteja ciente dos cuidados necessários para compra e conservação, atentando às condições da embalagem do preservativo, observando se está em perfeito estado e sem nenhum tipo de alteração (rasgada, arranhada, amassada) e ler atentamente as informações contidas na embalagem, além de verificar a validade, origem, identificação do fabricante ou importador.

Outra dica do Procon, é verificar também se o produto possui o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), órgão certificador da segurança dos produtos.

Utilização de espuma artificial e buzina em spray:
É comum em bailes ou blocos de Carnaval, o uso de brinquedos com spray, como espumas artificiais, spray colorido de cabelo e buzinas com cornetas. Todos esses materiais citados proporcionam diversão aos foliões, mas podem causar riscos à saúde e segurança, se não utilizados de forma adequada.

O consumidor deve, antes de adquirir esses e outros produtos, que sejam em spray, verificar a procedência, a data de validade e se o produto possui o selo do Inmetro, que atesta a segurança. 

Fique atento
Além desses cuidados, é importante que os consumidores cultivem o hábito de boas práticas para o consumo sustentável, evitando desperdício ou o uso desnecessário de certos produtos que afetam o meio ambiente.

A informação é a principal ferramenta à disposição dos consumidores para um consumo consciente e seguro e que melhor defende seus interesses econômicos e sociais, além de ser fundamental para o fortalecimento e concretização da cidadania.

Em caso de dúvidas sobre a regularidade do produto, os consumidores devem buscar orientação do Procon, tanto quanto a procedência do produto ou serviços para que possa aproveitar as festividades sem maiores preocupações ou contratempos.