Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa neste sábado, 05 de maio

Neste sábado, 05 de maio, terá início a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Neste dia, denominado o "Dia D", todas as unidades de saúde da sede e do interior de Linhares estarão abertas das 8 às 17 horas.

A partir desta data até o dia 25 de maio, calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, as doses da vacina continuarão sendo oferecidas em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Devem tomar a vacina idosos com 60 anos de idade ou mais, crianças com seis meses de idade e menores de dois anos, gestantes (em qualquer período gestacional, indígenas e profissionais de saúde.

É necessário levar o cartão de vacina. Sua apresentação é imprescindível para que outras vacinas sejam atualizadas. Caso o cidadão não possua, um novo será confeccionado no local.

"A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar, no mínimo, 80% do público-alvo, que equivale a cerca de 18.800 mil pessoas", informou Dóris Schimidt Corona, Coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

Vale ressaltar que serão vacinados somente os grupos de pessoas determinados pelo Ministério da Saúde, que têm mais risco de adoecer e de desenvolver complicações como as infecções respiratórias. A vacina imunizará contra três vírus da gripe, incluindo o da Influenza A (H1N1).