Japira, em festa, recebe Estádio de Futebol

Nas montanhas linharenses, o clima era de festa. O friozinho típico da região deu lugar ao calor dos aplausos, da emoção e da alegria ao ver de perto a realização de um sonho de anos: a inauguração do Estádio de Futebol "David Fiorindo Monti". Mais um complexo de esporte e lazer que o Prefeito Guerino Zanon inaugura. É o sexto estádio entregue às comunidades pela administração "O Futuro Acontece Aqui". Até o fim deste ano, mais 12 serão inaugurados.

O Prefeito Guerino Zanon era só felicidade ao receber o carinho dos moradores que lhe agradeciam, a todo momento, pelos investimentos que chegam ao interior. Ele, emocionado, retribuiu:

"Por doze fins de semana consecutivos estive visitando esta região. É muito bom ver o desenvolvimento que chega e as oportunidades que se concretizam, principalmente aos produtores rurais. Chegar e ver o sorriso estampado no rosto de cada um é realmente gratificante. Estamos atingindo nosso principal objetivo ao assumir o governo: cuidar das pessoas", disse.

Zanon também aproveitou para anunciar projetos para a localidade. "Sei da necessidade de uma escola de ensino fundamental nesta região. Estamos estudando um projeto para a implantação de uma escola agrícola acoplada ao ensino fundamental que vai garantir a formação e ensino de qualidade para os jovens que vislumbram, no campo, o futuro para o desenvolvimento agrícola da nossa cidade", destacou.

O nome escolhido para o estádio de Japira foi uma unanimidade. Familiares e amigos do Senhor David Fiorindo Monti estavam visivelmente emocionados, sobretudo a esposa Dona Ilda e os filhos. Um deles, Edgar Monti, ressaltou o amor do pai pelo esporte e pelo crescimento de Japira. "Todos que conheceram meu pai sabem da paixão dele por este lugar, da sua dedicação ao crescimento da região e da sua paixão pelo futebol. Não temos palavras para agradecer este reconhecimento".

O Estádio de Futebol "David Fiorindo Monti" faz parte de um núcleo planejado de esporte que vai contemplar também com estádios as localidades de Santa Rosa, Córrego Doutor Jones e Bagueira. São investimentos R$ 1,1 milhão, com recursos da Prefeitura na construção dos novos complexos de esporte e lazer.

Como em Japira, os estádios possuem grama natural, campo com medidas de 90x60m, vestiários, banheiros, arquibancada para aproximadamente 200 pessoas, alambrado, além de sistema de irrigação para manter o gramado sempre em condições de jogo.

O Secretário de Esporte e Lazer, Jair Reali, destaca que os investimentos nas regiões do interior contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento do esporte. "Descentralizamos nossas ações para que todos tenham acesso a equipamentos públicos de esporte com a qualidade que merecem. Temos a certeza de que, dessa forma, estamos promovendo o crescimento do esporte e a interação das comunidades", disse.

Participaram da cerimônia de entrega do estádio de Japira o deputado estadual Athayde Armani, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias da região, atletas e jogadores que participaram de mais uma eliminatória do Torneio 1º. de Maio.

Até o final de 2012, serão entregues 18 novos estádios em Linhares. Destes, seis já foram inaugurados, são eles: Aviso, São Rafael, Santa Cruz, Pontal do Ipiranga, Japira e Interlagos. Em breve, serão inaugurados os de Córrego do Farias, Agrovila, Brejo Grande, Bagueira, Santa Rosa, Córrego Dr. Jones e Guaxe, Movelar, Interlagos, Planalto, São José e Bebedouro.

Sobre David Fiorindo Monti

O novo estádio de Japira é homenagem a David Fiorindo Monti, nascido em 20 de maio de 1933. Morador da localidade por mais de cinquenta anos, sempre contribuiu com o esporte, atleta – era lateral direito – do antigo União Futebol Clube de Japira e Presidente do Clube por vários anos. Simboliza a raça e a perseverança, dentro e fora do contexto esportivo.