Orçamento 2013: audiência pública é realizada em Linhares

Aconteceu, nesta sexta-feira, 13, na Faculdade Pitágoras, em Linhares, a audiência pública para o Orçamento de 2013. O evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), contou com a participação popular e de lideranças políticas dos municípios da Microrregião Rio Doce, que abrange além de Linhares, as cidades de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.

O governador Renato Casagrande participou da abertura da audiência pública e prestou contas das ações do Governo no ano de 2011, ressaltou o que está sendo realizado neste ano e falou sobre a importância de discutir o orçamento para 2013. "A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da administração estadual, que tem por objetivo informar, discutir, ouvir opiniões e as demandas da população", afirmou o governador.

O prefeito, Guerino Zanon, também esteve presente. "A nossa região precisa de um olhar diferenciado e o governo do Estado tem feito isso. Temos recebido muitos investimentos importantes. São obras estruturantes e ações em diversas áreas como saúde, infraestrutura e educação, mas precisamos e vamos continuar investindo. É isso que vamos discutir aqui. Este é o momento de a sociedade manifestar as suas prioridades", disse o prefeito.

Durante a audiência, foi feita a apresentação sobre o orçamento 2013 e, ainda, foram formados grupos de trabalho para a discussão dos temas: Educação, cultura, esporte e lazer; Desenvolvimento, trabalho, turismo, ciência e tecnologia e educação profissional; Transportes, desenvolvimento urbano e saneamento; Saúde e assistência social e direitos humanos; ainda, Segurança pública e justiça; Desenvolvimento regional, agricultura, pequenos negócios e meio ambiente.

A audiência foi coordenada pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Guilherme Pereira, que explicou que o material será sistematizado por região e depois para o Estado todo.

Cauê Trivelallato, morador de Linhares que atua na área de Assistência Técnica Social, Ambiental e Agrícola, ressaltou a importância do evento. "Esse tipo de ação é fundamental para que possamos discutir propostas de melhorias e expor nossas prioridades", disse.

Maria de Lurdes dos Santos é diretora escolar em Sooretama e fez questão de participar. "Este é um momento muito importante em que podemos apresentar os interesses da nossa região", afirmou. 
 
Com o resultado das audiências, será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.