Aeroporto de Linhares vai receber investimentos do Governo Federal

O crescimento em Linhares não para. A cidade  tem recebido, constantemente, obras que tornam o município um lugar cada vez melhor de se viver. Entre os investimentos, o Aeroporto Municipal "Antônio Edson de Azevedo Lima", de Linhares, será um dos nove contemplados por novos investimentos anunciados nessa terça-feira(10), pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, que prevê aplicar R$ 56,4 milhões na primeira fase do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA) 2012.

O propósito do Profaa é ajudar e financiar obras em aeroportos de menor movimento e lucratividade por Estado e municípios. Receberão recursos nove aeroportos de oito estados, incluindo os de Vitória da Conquista (BA), Angra dos Reis (RJ), Fernando de Noronha (PE), Maringá (PR).

Serão obras de ampliação e construção de novas pistas, ampliação de pátio, cercas e sinalização.

O Programa estabelece contrapartida financeira dos Estados para a realização das obras. Para os aeroportos localizados nas áreas da Sudene, como Linhares, a contrapartida é de 10% sobre os investimentos.

Atualmente, o Aeroporto de Linhares conta com uma pista de 1.350 metros de extensão, por 30 de largura, com capacidade para receber aviões de carga com até 60 toneladas e recebe uma média de três mil passageiros executivos por ano.

 Com a ampliação do aeroporto, a cidade irá ganhar uma nova pista para receber aviões de carga de 250 toneladas a 300 toneladas aproximadamente. A informação é do coordenador do aeroporto, Vilmar Barros Barbosa.