Dia Mundial do Parkinson: idosos participam de palestra em Linhares

O Mal de Parkinson é uma doença que atinge milhares de idosos de todo o mundo. Se você tem interesse ou conhece alguém que queira saber mais sobre a doença, participe da palestra a ser realizada nesta quarta-feira, 11 de abril, dia em que se comemora o Dia Mundial da Doença de Parkinson.

A ação acontecerá no Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (NAPS), às 9 horas, é realizada pela Prefeitura de Linhares e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal da Saúde do Idoso. 

"Nosso objetivo é celebrar esta data com informação. Vamos orientar a população sobre a doença e mostrar que o tratamento existe e é gratuito. O nosso programa conta com uma equipe composta por médicos geriatras, enfermeiro e técnico de enfermagem, que oferece tratamento gratuito para os idosos, inclusive os que têm Parkinson", disse Sabrina Marçal, coordenadora do Programa Municipal da Saúde do Idoso. 

O Programa funciona no NAPS, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Para mais informações, basta ligar para o telefone de contato (27) 3372 – 7419.

Sobre a doença
Doença neurológica, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Quanto maior a faixa etária, maior a incidência da doença de Parkinson.

Os sintomas variam de um paciente para o outro. A lentidão dos movimentos e os tremores nas extremidades das mãos, muitas vezes notados apenas pelos amigos e familiares, costumam ser os primeiros sinais da doença.

Outros sintomas podem estar associados ao início da doença: rigidez muscular; acinesia (redução da quantidade de movimentos), distúrbios da fala, dificuldade para engolir, depressão, dores, tontura e distúrbios do sono, respiratórios e urinários.

O tratamento pode ser medicamentoso, psicoterápico e até cirúrgico em alguns casos.