Democracia: 40 escolas elegerão novos diretores

Em Linhares, a gestão democrática tornou-se uma prática de administração das escolas públicas municipais em 2009, quando o Prefeito Guerino Zanon realizou o sonho dos professores municipais, implantando a eleição para diretor. Hoje, consolidando a política de descentralização da gestão educacional, a comunidade estudantil vivenciará o segundo pleito eleitoral.

A eleição para novos diretores escolares será realizada em 40 escolas da Prefeitura, no dia 18 de abril, das 7 às 17h e 30min, na sede de todas as unidades que tiveram candidatos inscritos para concorrer ao pleito. O resultado será divulgado no dia 30 de abril. A apuração dos votos será efetuada no período de 18 a 23 de abril, em local definido pela Comissão Eleitoral. Cada escola terá uma comissão responsável por todo o processo de votação, como urnas, cédulas e salas de votação.

"Com este processo de escolha de gestores pelo voto direto de professores, funcionários, alunos e pais de alunos, a Prefeitura garante a continuidade e expansão da ação democrática na rede municipal de ensino, além de promover a abertura da Escola Pública para a participação efetiva da comunidade", destaca o Prefeito Guerino Zanon.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi, explica a importância da eleição direta para a escolha dos novos dirigentes das escolas da rede municipal de ensino. "O processo democrático é muito importante para a nova gestão escolar. A representação dos alunos é algo positivo para o crescimento educacional da escola, que tem que focar o ensino e a aprendizagem como sua meta principal".

Mais de 4,5 mil alunos da rede municipal de ensino, maiores de 16 anos, estão aptos a votar, além dos integrantes do magistério e os demais servidores públicos em efetivo exercício na escola até o dia da eleição. Poderão votar, também, os pais dos alunos regularmente matriculados na escola (que serão os representantes dos alunos menores de 16 anos). Os mandatos dos novos diretores terão duração de dois anos e os candidatos podem se eleger por mais dois.