Prefeitura de Linhares retoma obras, no bairro Planalto

Máquinas trabalhando nas ruas é sinal do progresso chegando e os moradores do bairro Planalto já podem sentir isso bem de perto. É que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras, retoma, nesta terça-feira (20), as obras de infraestrutura, com o início da 2ª etapa do programa Linhares 100% Infraestrutura no bairro.

O Planalto está inserido na região V e, nessa etapa das obras, recebe um investimento de R$ 8,2 milhões. São mais de 114 mil m² de pavimentação e 10.176 metros de drenagem pluvial que devem garantir mais qualidade de vida e saúde à comunidade. A expectativa é que tudo fique pronto é até o fim deste ano.

"O Planalto muda um pouquinho todos os dias. Não há, em Linhares, avenida mais iluminada que a José Francisco Bachetti. As obras vão melhorar a vida de todos da região e valorizar nossos imóveis. Estou muito feliz com os investimentos da Prefeitura", comemorou o morador do Planalto, Benedito Petrônio.

Para o Prefeito Guerino Zanon, investir em infraestrutura é cuidar das pessoas. "Quando estruturamos um bairro como o Planalto, por exemplo, estamos garantindo à população mais saúde com ruas calçadas e saneamento básico, mais segurança com a iluminação pública e mais crescimento econômico com a valorização imobiliária", acrescenta.

Na primeira etapa das obras, o bairro recebeu 50.476 m² de asfalto e 2.500 metros de drenagem. Emissários de esgoto também estão sendo construídos e a Estação de Tratamento ampliada, para que as famílias possam fazer as ligações de suas residências com a rede, eliminando de vez as fossas de seus quintais.

A Prefeitura, já iniciou as obras de uma quadra poliesportiva para a Escola de Ensino Fundamental Caboclo Bernardo, está finalizando o projeto de um estádio de futebol para o bairro.

Hoje, o Planalto conta com avenidas e ruas pavimentadas, ciclovia, estacionamento, iluminação e um moderno Centro de Educação Infantil, com capacidade para atender 500 crianças, o "Amigos do Saber".

Planalto terá Centro de Tratamento de Toxicômano

Além dos investimentos em infraestrutura, o bairro Planalto será contemplado com a construção do Centro de Tratamento de Toxicômano (CTT), uma parceria entre a Prefeitura de Linhares e o governo do estado que vai beneficiar, diariamente, em torno de 200 pessoas do município, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças com envolvimento de álcool, crack e outras drogas.

O espaço funcionará em um sistema de "portas abertas". A equipe interdisciplinar que irá atuar no CTT será composta por: psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutico e professor de educação física, além de educadores sociais.

O valor total da obra é de R$ 1.157,737 milhões e a previsão é que seja entregue até o fim deste ano.