Prefeitura realiza ampla reforma e entrega um novo Caic

Participação, responsabilidade, dedicação e comprometimento. As palavras dizem muito sobre o novo momento em que vivem os estudantes, professores, direção, funcionários e a comunidade, com a ampla reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef "Samuel Batista Cruz" – o Caic, no bairro Interlagos. A unidade, inaugurada no ano de 1995, que já conta com uma nova estrutura física, é referência na região do bairro Interlagos.

Com o espaço todo reformulado, os alunos da unidade escolar dispõem de uma nova estrutura: novas carteiras, quadra poliesportiva, jardinagem reformulada, horta, cozinha novinha em folha, entre outras mudanças que vão ajudar no desenvolvimento escolar dos jovens e crianças da região. O Caic atende, atualmente, 800 estudantes entre os turnos manhã e tarde.

A diretora da escola, Regina Taquetti, reforça a importância da participação da comunidade como parte essencial para os melhoramentos e, também, relata a satisfação dos familiares com as mudanças ocorridas. "A reforma não foi feita com base no que nós queríamos, mas com as necessidades dos alunos e de seus pais", afirma.

As melhorias incluem, ainda, a reforma da sala multifuncional para atender estudantes com deficiência visual, já que o Caic abriga um dos polos da educação especial da Prefeitura de Linhares. "Os alunos estão maravilhados com o novo ambiente. Depois que a reforma foi feita, a imagem da escola foi modificada. A estrutura é ampla, com piso, paredes, luminárias e pinturas novas, os estudantes estão ainda mais motivados", comemora Regina.

Após a reestruturação que deu novos ares ao prédio do Caic, a manutenção da unidade de ensino tornou-se, agora, prioridade. "É importante que as crianças e adolescentes entendam a necessidade de mantê-la em bom estado. Nós fazemos um trabalho de conscientização com os estudantes para não quebrarem cadeiras e sujarem as paredes. A orientação serve para evitar que degradem o próprio ambiente escolar porque, afinal, os maiores prejudicados serão os próprios alunos", ressalta.

Construção de Quadras e Reformas

Para garantir e ampliar os espaços de lazer para atividades esportivas para os estudantes, a Prefeitura de Linhares iniciou 2012 autorizando a construção de cinco quadras poliesportivas.

Elas estão localizadas nas escolas de ensino fundamental: Caboclo Bernardo, no Planalto; Maria da Penha Pazito, no Interlagos; Elza Roni Scarpati, na Lagoa do Meio; Dinorah Almeida, no bairro São José; além de Urbana Penha da Costa, em Povoação.

Para o início do ano letivo 2012, a Prefeitura de Linhares também realizou grandes reformas em dois Centros de Educação Infantil: Valdir Gabriel Marim, no bairro Planalto; e Genny Ribeiro, no Shell. Profissionais da Secretaria Municipal de Obras também atuaram em obras nas escolas de ensino fundamental: Roberto Moreira e Marília de Rezende Scarton Coutinho e Adelson Del’Santo.

O período de férias escolares também foi utilizado em ações para garantir o bem-estar dos alunos. Entre as intervenções, estiveram a manutenção, higienização e dedetização das unidades escolares.